Nesta sexta-feira, 18/06/2010, retomei meu estágio, junto aos meu alunos. Nós estávamos saudosos de nossa convivência diária, pois muito mais do que rotina de trabalho, são estabelecidos laços de vida e intimidade, vínculos de afetividade, parceria, respeito e apoio.Eles me relataram: “Nós rezamos pra ti voltar logo!”
Percebi que enfrentaram esta situação inusitada com aceitação e maturidade pois apesar de variar os profissionais que atenderam a turma, os alunos não manifestaram rejeição na forma de choro ou revolta: estavam calmos a espera da professora (alguns deles também haviam adoecido).
Conforme orientação de minha supervisora, professora Vera Marta Reolon, realizei atividades diagnósticas para sondar o desenvolvimento dos alunos a cerca das propostas de atividades enviadas e do domínio dos objetivos que vinham sendo trabalhados. Sendo assim, não implementei de imediato o planejamento projetado anteriormente: propús atividades diagnósticas de aprendizagem, sondando suas possíveis dificuldades e aprendizagens construídas.
Também em sintonia com a PPEscolar desta instituição embasei minha ação pedagógica diagnóstica:
“A avaliação consiste num processo educativo sistemático cumulativo e contínuo, cooperativo e participativo de função diagnóstica e prognóstica, resultando em uma comprovação da integração do aluno em direção ao conhecimento mais sistematizado e a sua autoconstrução integral. Tem também a função investigativa com o objetivo de reorganizar as próximas ações do educador. Deve considerar o educando como um todo, respeitando a sua individualidade, inserido-o no grupo, no desenvolvimento de cada atividade realizada, valorizando a construção do seu conhecimento.”
“ A avaliação do educando será realizada através das observações diárias, da participação e execução das atividades escolares propostas, na auto-avaliação do aluno e pela aplicação de instrumentos diferenciados e adequados à verificação da construção do conhecimento. “(Excerto da PPEscolar da EEEF Salvador Canellas Sobrinho)
Um comentário:
Que bom voltar e ter esse apoio dos alunos... e o melhor, voltar renovada e cheia de idéias!
Bjs
Postar um comentário