domingo, 31 de agosto de 2008

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta interdisciplina promoveu a problematização sobre a gestão democrática e a gestão patrimonialista que se encontro no link abaixo, postado no ROODA.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA (CLICAR ALI)

MINHAS CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS (ativ.03)

sábado, 30 de agosto de 2008

DESAFIO EM PSICOLOGIA

No link DESAFIO EM PSICOLOGIA, atividade 2 da interdiciplina PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA, contém a caracterização, segundo Erikson, dos oito estágios de desenvolvimento psicosocial do ser. Este quadro está configurado em planilha com as DIMENSÕES DA INTERAÇÃO SOCIAL por David Elkind e a caraterização de aspectos variados por esta aluna do PEAD.

domingo, 24 de agosto de 2008

SER ADULTO


No link a seguir consta minhas considerações a cerca do tema SER ADULTO, postado em meu wiki. Clicando nele você o terá na íntegra.

sábado, 23 de agosto de 2008

CONCEITOS ESTRUTURANTES


A construção de conceitos estruturantes pela interdiciplina ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO encontram-se no link abaixo, no formato de planilha, inceridos em meu wiki aprendizagensnopead. Clicar abaixo para vê-los.

CONCEITOS ESTRUTURANTES I
CONCEITOS ESTRUTURANTES II

A ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO TAMBÉM ENCONTA-SE NESTE LINK.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Atividade 1– CONCEITOS ESTRUTURANTES
CONCEITOS BÁSICOS: O que já sei?
DEMOCRACIA
Entendo por democracia uma concepção do modo de governar que observa a participação do cidadão, enquanto povo, governando a partir dele para ele, entendendo-se o povo como nação.

ESTADO
Com esta grafia entendo que a palavras Estado deva se referir a compreensão do todo político que designa uma nação, representativa de um povo.

GLOBALIZAÇÃO
Entendo ser uma estratégia de dominação cultural que despreza as particularidades e riquezas de cada cultura, povo e nação, massificando o cidadão em detrimento de sua identidade cultural, forjando nele novos necessidade e hábitos
favorecendo a manipulação capitalista de suas mentes.

PARTICIPAÇÃO
Em termos políticos participação significa a interação a que o cidadão tem direito, não só opinando, mas determinando os seus representantes na defesa de seus interesses.

NEOLIBERALISMO
É uma concepção e percepção de mundo (ideologia) onde o capital deve predominar frente às necessidades e interesses de muitos, na busca de domínio e expansão daqueles que detém o capital.

POLÍTICA
É toda a ação do homem, enquanto indivíduo e cidadão, na busca e defesa de seus interesses.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Entendo políticas educacionais o conjunto de estratégias, programas, ações governamentais que visam qualificar ou não a estrutura educacional vigente, de sua época.

POLÍTICAS PÚBLICAS
Compreendo as políticas públicas como a linha de ação de um governo, que estabelecem projetos, programas, prioridades de ação para desenvolver, buscando atingir as necessidades da sociedade.

sábado, 9 de agosto de 2008

ORGANIZAR O TEMPO É FUNDAMENTAL

O link abaixo contém a minha planilha pessoal de de tempo postada no webfólio geral do ROODA...
MEU TEMPO



terça-feira, 5 de agosto de 2008

EXPECTATIVAS PARA O V SEMESTRE DO PEAD

Neste V semestre de estudos do PEAD desenvolveremos estas interdisciplinas:

  • Seminário Integrador V;
  • Organização e Gestão da Educação;
  • Organização do Ensino Fundamental;
  • Projeto Pedagógico em Ação;
  • Psicologia da Vida Adulta
Pelos títulos das interdisciplinas que desenvolveremos neste semestre percebo que enfocaremos a estruturação organizacional da escola, enquanto instituição educacional, em seus princípios, metas e finalidades, contemplando legislação, base curricular, Projeto Pedagógico, Regimento Escolar, estudo dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e conhecimento da LDBEN, entre outros temas.

Como, em minhas escolas (estadual e municipal), estamos no ano da re-construção do PPP (Projeto Político Pedagógico) penso que será de grande valia realizarmos estes re-pensar e projetar da escola, junto às suas comunidades escolares, com maior embasamento teórico aliado à nossa pratica educacional.

Aproveitando da estratégia de ensino Plano Individual de Estudos, que utilizamos no semestre passado, quero otimizar meus esforços para qualificar minhas aprendizagens, construções pessoais e profissionais.