quinta-feira, 10 de abril de 2008

REFLEXÃO SOBRE A DEFESA SÍNTESE

O valor da reflexão sobre aquilo que vivenciamos e produzimos na vida demonstra que, através desta, é que nos damos conta de seus objetivos e metas, se foram ou não atendidos e se houve ou não amadurecimento, crescimento, desenvolvimento e, por conseqüência, aprendizagem; está última, a razão de nossos esforços e estudos. Refletir sobre nossas reflexões nos leva a re-pensar a caminhada que já se fez, avaliando realizações e projetando os esforços necessários para a conquista de nosso ideal.

Refletindo sobre a produção daquele trabalho síntese me dou conta de tudo o que já produzi, a partir dos estudos do PEAD. Percebo, então, quantas transformações já ocorreram em minha vida profissional e quanta qualidade estas reflexões e estudos produziram também em minha vida pessoal.

Enfocando as dúvidas que tais reflexões produziram indico àquelas que dizem respeito à produção de um trabalho científico com a finalidade de conclusão do curso: como construir uma monografia, que passos seguir, quais são os critérios para a construção de um trabalho conclusivo do curso, quando e como utilizar as famosas regras ABNT?

Percebo também que a defesa-síntese com a presença da banca nos prepara para a aquela etapa avaliativa, porém tais questionamentos quanto a abordagem técnico-científica do trabalho conclusivo e sobre a pesquisa, que este suscitará já me preocupam por ignorar como devo proceder. Gostaria de conhecer estes conteúdos e procedimentos para que, em tempo, possa exercitá-los com domínio e clareza. Penso que tais aprendizagens deverão estar previstas na base curricular do curso, porém já anseio por estas para procurar exercitá-las e dominá-las a contento.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marta Capistrano sua “Reflexão Síntese” vem ao encontro de um dos objetivos almejados, que já está acontecendo, um pré- preparo A monografia nada mais é do que defender uma idéia com embasamento teórico e prático, o mesmo tem de ter uma linha condutora. O Curso proporcionou por intermédio de Seminário Integrador, a defesa da Síntese, no fechamento do Semestre passado perante uma banca, é um exercício valioso para o futuro. A preocupação da maioria é o tempo, só 10min, na defesa de uma monografia é 20min, na defesa de uma tese de Doutorado é 30min, então estamos a caminho, não cabe a eu queimar etapas. No momento oportuno terão todas as orientações técnico-científicas necessárias, para a elaboração do documento de fechamento do Curso. Muito boa a sua preocupação, sinal que psicologicamente já vem se preparando. Muito importante os seus relatos quanto às transformações que já ocorreram em sua vida profissional e pessoal. Sugiro que registre como ocorreram essas mudanças, parabéns! O Texto “Reflexão da Síntese” deve ser postado no seu portfólio de aprendizagem do Seminário integrador. Um grande abraço, Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS