segunda-feira, 12 de abril de 2010

NOVOS PRESSUPOSTOS PARA AÇÃO EDUCATIVA


1.Pressupostos teóricos:
“Em Carvalho, Nevado e Menezes (2005) foi proposto o conceito de Arquitetura Pedagógica (AP) para explorar a inserção das tecnologias na educação. Os autores denominam de Arquitetura Pedagógica uma combinação de estratégias, dinâmicas de grupo, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação, voltadas para o favorecimento da aprendizagem. Essas arquiteturas, independente de sua natureza, usando ou não a tecnologia digital, irão sempre requerer a utilização de objetos de aprendizagem. A concepção adequada desses objetos tem implicações diretas na construção do conhecimento pelos estudantes.(Menezes, Ferretti, Lidner e Lira, 2006- Aplicando Arquiteturas Pedagógicas em Objetos Digitais Interativos)” http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25132.pdf

“As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software, internet, inteligência artificial, educação a distância, concepção de tempo e espaço. O caráter destas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente sócio-ecológico [Kerckhove 2003]. Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos. (Carvalho, Nevado e Menezes, 2005-Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático )”
http://proa-turma01.pbworks.com/f/arquiteturas_pedag%C3%B3gicas_sbie2005.pdf

Projeção da Prática Educativa
Embasada nestes pressupostos, dos refereridos autores, ouso refletir minha ação pedagógica e empreender no processo inicial e alfabetização, com minha turma de 1ºano/EF9anos, estratégias de interação presencial e a distância, assim como instrumentalização digital compreendida como uso do laboratório de informática escolar, note book, data-show, jogos interativos on line e gravados em CD, scaner, xerox, impressora, DVDs, músicas em Cds, MP3 e MP4, máquina fotográfica digital, assim como, a bagagem e formação desta professora/estagiária.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta que maravilha... você está no caminho certo! Poderia trazer um pouco mais sobre essa reflexão... bjs