domingo, 25 de abril de 2010

JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA DE TRABALHO


Mediante a sociedade globalizada em que vivemos, a rápida veiculação de informações, o uso das tecnologias de informação nos mais diversos setores sociais, surge a necessidade premente de instrumentalizar a instituição escola, responsável pela educação das novas gerações, à luz deste novo paradigma. A humanidade caminha a passos largos nesta direção e as novas gerações precisam estar instrumentalizadas para esta nova realidade mundial.

A proposta de uso Arquiteturas Pedagógicas nos anos iniciais ousa implementar tecnologias de apoio ao letramento e alfabetização, também instrumentalizando o aluno para uma interação além da sala de aula, inserindo-o em sua contemporaneidade: o uso das tecnologias como facilitador e amplificador do campo de aprendizagens.

Portanto o objetivo deste estágio é desenvolver uma proposta educacional de significação e relevância na construção de saberes, visando o letramento e alfabetização dinâmica dos alunos, buscando autonomia, leitura crítica de mundo, preparando para o exercício da cidadania.

domingo, 18 de abril de 2010

ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIAS


A proposta de trabalho a ser desenvolvido neste estágio visa referendar um novo paradigma educacional que vem se impondo, mediante ao mundo globalizado: o uso das tecnologias da informação como ferramentas de instrumentalização e capacitação humana. Nossos alunos estão imersos nesta nova realidade, que se não convertida como aliada às praticas educativas, concorrerão como fator de acomodação, estagnação e distanciamento do processo socio-educacional.

Esta proposta se afirma como desafiadora se inserida no campo da alfabetização, o processo de letramento que é o foco de atuação no 1º ano/EF 9 anos, onde as tecnologias são amplamente utilizadas por nossa clientela, porém visando a ludicidade e o intetrenimento: refiro- me aos video-games, jogos no celular, no computador, frequência a lan houses, etc.Transformar estas vivências em situações de aprendizagem são a meta desta proposta educativa.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

NOVOS PRESSUPOSTOS PARA AÇÃO EDUCATIVA


1.Pressupostos teóricos:
“Em Carvalho, Nevado e Menezes (2005) foi proposto o conceito de Arquitetura Pedagógica (AP) para explorar a inserção das tecnologias na educação. Os autores denominam de Arquitetura Pedagógica uma combinação de estratégias, dinâmicas de grupo, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação, voltadas para o favorecimento da aprendizagem. Essas arquiteturas, independente de sua natureza, usando ou não a tecnologia digital, irão sempre requerer a utilização de objetos de aprendizagem. A concepção adequada desses objetos tem implicações diretas na construção do conhecimento pelos estudantes.(Menezes, Ferretti, Lidner e Lira, 2006- Aplicando Arquiteturas Pedagógicas em Objetos Digitais Interativos)” http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25132.pdf

“As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software, internet, inteligência artificial, educação a distância, concepção de tempo e espaço. O caráter destas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente sócio-ecológico [Kerckhove 2003]. Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos. (Carvalho, Nevado e Menezes, 2005-Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático )”
http://proa-turma01.pbworks.com/f/arquiteturas_pedag%C3%B3gicas_sbie2005.pdf

Projeção da Prática Educativa
Embasada nestes pressupostos, dos refereridos autores, ouso refletir minha ação pedagógica e empreender no processo inicial e alfabetização, com minha turma de 1ºano/EF9anos, estratégias de interação presencial e a distância, assim como instrumentalização digital compreendida como uso do laboratório de informática escolar, note book, data-show, jogos interativos on line e gravados em CD, scaner, xerox, impressora, DVDs, músicas em Cds, MP3 e MP4, máquina fotográfica digital, assim como, a bagagem e formação desta professora/estagiária.

domingo, 4 de abril de 2010

UM NOVO ANTIGO DESAFIO?


No final de nossa formação secundária, o Magistério ou antigo Normal, nós, até então alunas, enfrentávamos o temido estágio para confirmar nosso preparo e habilitação para o exercício das funções docentes.

Interessante e irônico é o fato de, 27 anos passados ( ou mais para alguns de nós), novamente estagiar, porém agora buscando uma graduação específica: pedagogia.

Mesmo que nossa bagagem tenha sido amplificada ao longo deste período, as espectativas ainda são grandes, pois é preciso superar antigos paradigmas, empreendendo ações pedagógicas inovadoras, à luz da formação construída durante o PEAD, projetando e executando arquiteturas educacionais de significação e relevância, de resultados e transformação.
Eis o novo desafio: re-significar nossa experiência profissional, aprimorando nossos saberes, transformando nossa prática, sob o prima da educação digital, uma realidade que se impõe mediante o mundo globalizado. Somos a vanguarda de uma nova era, fazemos história... que responsabilidade!