quarta-feira, 10 de outubro de 2007

ARGUMENTOS E EVIDÊNCIAS

Conceituação de evidência e argumentação
Percebe-se que nem sempre aquilo que parece ser evidente, claro, preciso, o é realmente. Significa dizer que uma inferência pode induzir ao erro de análise ou juízo, seja ele legal, científico, educacional, etc. Por outro lado, percebe-se a ausência dos recursos de pesquisa e investigação, a total falta de questionamento em relação às provas testemunhais e materiais apresentadas no enredo do filme.
É neste contexto de análises superficiais que a argumentação atua com papel preponderante contribuindo para a análise e aprimoramento dos fatos. Porém é através da dialética, compreendida como exercício do diálogo confrontando tese e antítese, que se depura a verdade, aprofundando questões técnico-periciais, juízos de valor étnico-culturais, preconceitos, contextualizando provas testemunhais e materiais e contrapondo-as mediante análise contextualizada. É o recurso que utiliza o personagem principal, Davis, com a finalidade de realizar uma justa apuração dos fatos e do veredicto final. Cabe aqui um comentário pertinente sobre a questão argumentação: esta, se direcionada com parcialidade, distorcendo fatos, interpretações e conclusões, pode se utilizada como articulação para inocentar ou culpar em juízo, conforme os interesses preponderantes. Porém, se conduzida na busca da verdade, pode contribuir para revelá-la. Portanto, a argumentação pode servir como exercício de defesa ou poder, servindo aquele que a detiver a seu favor, elucidando ou mascarando situações.
ARGUMENTAÇÃO: CONCLUSÃO SOBRE O APRENDIZADO
O ser humano é limitado em suas percepções e concepções a cerca do juízo das situações e das pessoas. Ao emitir suas opiniões, impressões julgamentos e valores, o homem fala de si mesmo e da estreiteza de suas concepções, manifestando de forma parcial e limitada suas verdades conscientes e inconscientes, necessitando ser questionado, testado e até combatido, em seus conceitos, pré-conceitos, escala de valores e juízos, até que, além das evidências e inferências, a verdade seja revelada.
A proposta de reflexão coletiva sobre ARGUMENTOS E EVIDÊNCIAS a partir da audiência do filme "Doze Homens e um Destino" exercita em nós, educadores, o repensar a respeito das realidades (evidências/inferências, argumentos/ verdades) que compõem nosso dia a dia, junto aos alunos, professores e comunidade escolar.

2 comentários:

Geny disse...

Querida Marta Lair S. Capistrano! O seu portfólio, lendo e analisando a síntese do Filme, está muito bem argumentada as sua evidências e suas colocações contém fundamentações teóricas, fazendo paralelo com a prática vivida em nossa sociedade, aparecendo o bom senso na apreciar, de julgar, entendimento e desentendimentos do homem em toda a sua plenitude humana. Parabéns pela capacidade de intelectualizar-se!
Um grande abraço.
Geny Schwartz da Silva
Tutora Sede: Seminário Integrador e Teatro e Educação
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

...Digo, na apreciação de julgar entendimento e desentendimento ...