segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MENSAGENS SUBLIMINARES E AS CRIANÇAS


Uma reflexão e a prática
Tenho observado e comparado comportamentos diferenciados, em meus alunos, ao longo destes 25 anos de magistério. São gerações formadas e em formação que me preocupam por virem apresentando atitudes agressivas, violentas, desregradas e inconseqüentes. Noto também que o nível de dispersão é assustadoramente crescente. Me pergunto, então, se tais gerações que vivenciam uma era tecnológica de facilidades de acesso aos meios de comunicação, a mídia , a informática, games, celulares, máquinas digitais, se as crianças em seu desenvolvimento com tanta diversidade, não deveriam ser, então, pequenos gênios e seres humanos aperfeiçoados?

A resposta é negativa. Apesar de tantas facilidades e diversidades esta faltando às nossas crianças a intervenção sempre imprescindível dos pais, educando a partir de valores, construindo regras, limites partindo do pressuposto do amor que educa e constrói seres com humanidade. Cada vez mais nossos pequeninos estão a mercê das babás eletrônicas da mídia: televisão, games, filmes, sites, etc.,enquanto seus genitores vão em busca do sustento, na roda viva que o capitalismo impõe. É assim que a globalização alicia e condiciona as mentes indefesas do seu público infantil. Com programações muito bem direcionadas, desenhos animados, filmes com efeitos fantásticos, apresentadores e programas cuidadosamente pensados para entreter, criando novos consumidores e necessidades a serem consumidas, desprezando o ser em desenvolvimento que está sendo formado e formatado segundo valores do mercado.

É neste contexto que situo a função das mensagens subliminares com crianças. Por diversas vezes tive e tenho de interferir na rotina familiar orientando os pais quanto ao tempo o perigo e as conseqüências da exposição de seus filhos sem limites aos games violentos, aos filmes inadequados, à programação televisiva sem critérios, às cenas de sexualidade explicita e ao tempo excessivo destinado a jogos.

Em experiência recente, com meus alunos, fui parar da direção, por motivos disciplinares, em que boa parte da turma (13 alunos de 23 alunos) estavam investindo entre si com golpes, socos, pontapés, inclusive as meninas, durante o recreio, pois não sabiam dialogar para resolver situações cotidianas, partindo de imediato para a agressão física e para a intolerância. Refletindo sobre a situação, convoquei os pais, investiguei as rotinas de seus filhos, o lazer e não deu outra: excesso de tempo e sem critérios de controle da programação do lazer. Reorientando tais programações que incluíam, violência e sexualidade desmedida, já no final do trimestre colhíamos os resultados: os alunos conseguiam brincar entre si, sem o uso da agressão física, melhorando também o nível de concentração e aprendizagem.

É claro que a audiência de filmes violentos, games agressivos, cenas de sexualidade são tão explícitos que não caberiam na definição de subliminar, mas o desrespeito ao outro, desvalorização da vida, a inconseqüência dos atos, a irresponsabilidade no ato de gerar vida, somente pelo prazer ou dominação, a aniquilação até a morte por motivos banais, a falta de diálogo na relações pessoais, as reações instintivas de ira e fúria, são percebidas subconsciente infantil e ficam registadas a nível inconsciente, explodindo posteriormente em situações limite.

Não é a toa que já estamos constatando incidentes de agressão e morte no trânsito, seres humanos sendo incendiados a pretexto de serem mendigos, mulher sendo atacada por jovens, julgando ser prostituta, abusos sexuais entre pais, padrasto e filhos, etc. São tantos absurdos praticados por seres humanos, de carne e osso, como nós, que é inevitável a pergunta: PORQUE TUDO ISSO ESTÁ ACONTECENDO? Haverão alguns que remeterão ao final dos tempos, como sinal. Mas a dura realidade é que estamos gerando novas gerações: de seres humanos humanizados ou monstros humanos, depende do amor que educa.
http://projetotematicogrupo10.pbwiki.com/MENSAGENS-SUBLIMINARES-E-AS-CRIAN%C3%87AS

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