segunda-feira, 27 de outubro de 2008

GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS EM ÂMBITO LOCAL

Análise e questionamento

Analisando O regimento Interno do Conselho de Alimentação Escolar-CAE, entidade assessora o governo municipal na execução do Programa de Assistência à Educação Alimentar junto as escolas da rede municipal e estadual local, me dei conta de que, mesmo sendo profissional das duas redes citadas, há 25 anos, não tinha conhecimento da existência deste Conselho- CAE e de como acontece a distribuição de recursos locais, gerenciando a oferta de merenda escolar. Não por descaso, nem desinteresse dos profissionais de educação estes dados não são repassados ou comentados conosco, favorecendo transparência na gestão de recursos.

É interessante constatar que a comunidade, em geral, pais e alunos desconhecem tal tramitação atribuindo ao “Governo” tal responsabilidade, sem questionar sua procedência, seu uso eficiente, distorções, ou desvios.

Sendo as comunidades escolares as primeiras a serem beneficiados, são estas, as últimas a saberem a procedência dos recursos, sua aplicação, quanto surgem escândalos em corrupção, ou quando alguém indicado pelo desvio de recursos.

Entre outras atribuições, o CAE, em seu regimento interno deve promover:o zelo pela qualidade dos produtos servidos aos alunos, observando higiene; exercendo controle efetivo; acompanhar a aplicação dos recursos federais por conta do PNAE; colaborar na elaboração dos cardápios PAE; fiscalização do armazenamento, conservação e distribuição; avaliação do PAE no município; favorecer o intercâmbio entre entidades que viabilizam o desenvolvimento da alimentação escolar; integração de programas; comunicar a ocorrência de irregularidades nos alimentos ou na execução do programa; apreciar e votar o plano de ação do PNAE; divulgar os recursos aplicados em local público; apresentar relatório de atividade ao FNDE; receber e analisar prestação de contas do PNAE. Será que o local público para prestação de contas também não deveriam ser as escolas e ás Comunidades Escolares? Será que não há super-faturação de preços dos fornecedores? Há licitação para escolha de fornecedores? Porque não há interesse de divulgar a aplicação destes recursos? Que critérios são eleitos para a construção do cardápio escolar? Há índices que comprovam os resultados de saúde alimentar a partir dos recursos empregados?

Se a avaliação externa pode medir a qualidade e eficiência escolar, porque uma avaliação interna social de eficiência e gerenciamento de recursos, avaliação de metas atingidas com os programas sociais, também não poderiam ser implementadas em favor da cidadania?
Há um longo caminho a se construir e para se trilhar até que democracia e direitos humanos deixem de ser vocábulos para se transformarem em realidade.

MENSAGENS SUBLIMINARES E AS CRIANÇAS


Uma reflexão e a prática
Tenho observado e comparado comportamentos diferenciados, em meus alunos, ao longo destes 25 anos de magistério. São gerações formadas e em formação que me preocupam por virem apresentando atitudes agressivas, violentas, desregradas e inconseqüentes. Noto também que o nível de dispersão é assustadoramente crescente. Me pergunto, então, se tais gerações que vivenciam uma era tecnológica de facilidades de acesso aos meios de comunicação, a mídia , a informática, games, celulares, máquinas digitais, se as crianças em seu desenvolvimento com tanta diversidade, não deveriam ser, então, pequenos gênios e seres humanos aperfeiçoados?

A resposta é negativa. Apesar de tantas facilidades e diversidades esta faltando às nossas crianças a intervenção sempre imprescindível dos pais, educando a partir de valores, construindo regras, limites partindo do pressuposto do amor que educa e constrói seres com humanidade. Cada vez mais nossos pequeninos estão a mercê das babás eletrônicas da mídia: televisão, games, filmes, sites, etc.,enquanto seus genitores vão em busca do sustento, na roda viva que o capitalismo impõe. É assim que a globalização alicia e condiciona as mentes indefesas do seu público infantil. Com programações muito bem direcionadas, desenhos animados, filmes com efeitos fantásticos, apresentadores e programas cuidadosamente pensados para entreter, criando novos consumidores e necessidades a serem consumidas, desprezando o ser em desenvolvimento que está sendo formado e formatado segundo valores do mercado.

É neste contexto que situo a função das mensagens subliminares com crianças. Por diversas vezes tive e tenho de interferir na rotina familiar orientando os pais quanto ao tempo o perigo e as conseqüências da exposição de seus filhos sem limites aos games violentos, aos filmes inadequados, à programação televisiva sem critérios, às cenas de sexualidade explicita e ao tempo excessivo destinado a jogos.

Em experiência recente, com meus alunos, fui parar da direção, por motivos disciplinares, em que boa parte da turma (13 alunos de 23 alunos) estavam investindo entre si com golpes, socos, pontapés, inclusive as meninas, durante o recreio, pois não sabiam dialogar para resolver situações cotidianas, partindo de imediato para a agressão física e para a intolerância. Refletindo sobre a situação, convoquei os pais, investiguei as rotinas de seus filhos, o lazer e não deu outra: excesso de tempo e sem critérios de controle da programação do lazer. Reorientando tais programações que incluíam, violência e sexualidade desmedida, já no final do trimestre colhíamos os resultados: os alunos conseguiam brincar entre si, sem o uso da agressão física, melhorando também o nível de concentração e aprendizagem.

É claro que a audiência de filmes violentos, games agressivos, cenas de sexualidade são tão explícitos que não caberiam na definição de subliminar, mas o desrespeito ao outro, desvalorização da vida, a inconseqüência dos atos, a irresponsabilidade no ato de gerar vida, somente pelo prazer ou dominação, a aniquilação até a morte por motivos banais, a falta de diálogo na relações pessoais, as reações instintivas de ira e fúria, são percebidas subconsciente infantil e ficam registadas a nível inconsciente, explodindo posteriormente em situações limite.

Não é a toa que já estamos constatando incidentes de agressão e morte no trânsito, seres humanos sendo incendiados a pretexto de serem mendigos, mulher sendo atacada por jovens, julgando ser prostituta, abusos sexuais entre pais, padrasto e filhos, etc. São tantos absurdos praticados por seres humanos, de carne e osso, como nós, que é inevitável a pergunta: PORQUE TUDO ISSO ESTÁ ACONTECENDO? Haverão alguns que remeterão ao final dos tempos, como sinal. Mas a dura realidade é que estamos gerando novas gerações: de seres humanos humanizados ou monstros humanos, depende do amor que educa.
http://projetotematicogrupo10.pbwiki.com/MENSAGENS-SUBLIMINARES-E-AS-CRIAN%C3%87AS

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

MENSAGENS SUBLIMINARES DA MÍDIA

Também a interdiciplina Psicologia da Vida Adulta está nos desafiando a pesquisarmos sobre o tema MENSAGENS SUBLIMINARES DA MÍDIA, o que nos leva a uma busca e reflexão a respeito dos condicionamentos subconcientes que sofremos com apelos de consumismo ou de comportamento de massa, a favor de nosso id, desprezando nosso ego. O título acima está linkado com nosso trabalho em construção. VENHA CONHECER TAMBÉM ESTE PROJETO DE APRENDIZAGEM EM GRUPO. É SÓ CLICAR NO LINK ACIMA.
Sobre esta temática construi a justificativa que está em nosso wiki do trabalho mensionado.

Somos contemporâneos, sorte nossa ou não, de uma mudança no paradigma da evolução humana. A invenção da escrita, a roda, a eletricidade, a invenção da imprensa e a Revolução Industrial representaram marcos na evolução da sociedade humana, constribuindo para o seu desenvolvimento tecnológico, econômico, social, político e humano.

Desde antes da virada o século, já nos defrontávamos com a égide da informação rápida e descartável, o que a globalização veio acelerar e a informatização disponibilizar acesso a uma parcela cada vez maior da população do planeta. Esta última, transformando as relações com a informação e a formação de um ser humano instrumenalizado e globalizado.

É neste contexto de globalização implementado pelas teorias neo-liberais do capitalismo selvagem, que o papel da mídia é determinante de comportamentos e posturas sociais de consumo e descarte, não somente quanto à realidade material, o consumos de bens, mas também no âmbito das relações humanas, contribuindo com valores e desvalores, sendo um mecanismo de criação de necessidades ao consumismo, servindo a mercado e a seu capital enquanto ideologia dominante.

Refletir sobre a função da mídia e e suas mensagens subliminares representa buscar defender as inteligências indefesas, a mercê desta máquina de dominação e exploração, de criação de necessidades, valores e desvalores, manipulando mentes, submetendo culturas, construindo o vazio existencial e alimentando-o, em função do mercado e do capital.MARTA

CONSTRUINDO PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Tenho estado bastante envolvida no processo de construção do nosso Projeto de Aprendizagem, onde elegemos como questionamento provocador "A VIDA É UM PRIVILÉGIO APENAS DO PLANETA TERRA?" O tema em si, é bastante empolgante, mas exige uma pesquisa bastante séria para não cairmos na tentação do sensacionalismo barato, que a mídia provoca, buscando ibope. Nosso grupo de pesquisa é bastante dedicado e articulado, buscando aprimorar conhecimentos e correlações sobre o tema. O título acima está linkado em nosso wiki.
Venha espiar nosso trabalho, ainda em construção!