domingo, 17 de maio de 2009

DILEMAS EDUCACIONAIS- Versão 2


Resolvi realizar uma segunda versão deste trabalho por dois motivos: a cópia oferecida pelo pólo era defeituosa e não apresentava as cenas finais do filme onde o professor faz uma grande reflexão de vida a cerca de suas atitudes e seu trabalho educativo. Por isso, relendo o trabalho anterior e refletindo sobre o mesmo o achei incompleto e, que poderia ser melhorado. O segundo motivo foi a oportunização de prazos mais dilatados. Este último fator é primordial na construção da consistência da reflexão e aprimoramento qualitativo, não simples execução de tarefas previamente agendadas.
RESENHA
O professor, ao majorar a nota do aluno indisciplinado, busca desafiá-lo a aprimorar suas capacidades, alterando a classificação natural de desempenho da turma, deixando um dos classificados fora do concurso. Embora seus objetivos fossem nobres, buscando incluir e desafiar aquele aluno a desenvolver seus potenciais cognitivos, valores e ética, o docente não exita em corromper, ele mesmo, o concurso desclassificando o aluno mais capacitado, promovendo sua consequente frustração.


Buscando resgatar a lisura do evento, ao perceber o uso do expediente cola escrita e, num segundo, momento cola eletrônica, numa explicita demonstração de falta de ética, princípios e valores morais naquele aluno, o professor busca manter seus princípios a cerca da disputa justa, utilizando estratégia de aprendizagem de valores inserida nas perguntas finais.


Constatando seu insucesso na tentativa de desenvolver princípios éticos e virtudes naquele aluno, o professor então, questiona-se e avalia a consequência de suas atitudes, posturas e valores inseridas em suas práticas de ensino e a repercussão destas na vida de seus educandos. Vai ao encontro ao ex-aluno, então desclassificado naquele concurso, revelando-llhe que o mesmo obteve merecimento e deveria ser um dos finalistas. Com esta atitude procura redimir-se, mesmo que, tardiamente, do ato de exclusão, resultado daquela re-classificação.


Eis sua reflexão relatada no filme: “ O valor de uma vida não é definida pelo sucesso ou fracasso solitário. Meus outros alunos me ensinaram isso.”


“ Por mais que tropecemos o dever de um professor é esperar que o ensino mude o caráter de um aluno e, assim, o destino de um homem.”


REFLEXÃO:
Os princípios morais envolvidos na decisão do professor, por ocasião da mudança na classificação, foram a busca da promoção das potencialidades, competências e habilidades, naquele aluno, resgatando-o de seus desvios de conduta até ali demonstrados; a busca do desenvolvimento de valores e princípios éticos de justiça, lisura e democracia. Porém o docente modificando os critérios de avaliação, feriu os princípios éticos de empenho, capacitação, merecimento e justiça exigida na avaliação dos alunos, passa, ele mesmo a corromper o processo. Corrompendo o processo, o professor privilegiou a indisciplina e a falta de objetividade nos estudos promovida pelo aluno descomprometido.


Buscando redimir-se com o aluno desclassificado de sua iniciativa infrutífera, anos mais tarde, o professor resgata a compreensão deste aluno e os seus princípios éticos, feridos até então. Em reconhecimento ao valor deste educador e da coerência de sua conduta, conforme seus seus princípios éticos e morais o ex-aluno lhe confia, então, o filho para que este também possa desenvolver uma educação e vida pautadas em valores princípios éticos e morais, não apenas conhecimentos formais.



Este filme sucita outras reflexões além da postura e corência éticas entre professor e aluno. Uma delas diz respeito a construção da cidadania, ética e moral formatada pela sociedade, o que não é, necessariamente aquela que prima por valores de vida e cidadania coerentes.



Interessante destacar a homenagem escrita por um dos alunos ao seu professor:


Um grande professor tem pouca história para registrar. Sua vida se prolonga em outras vidas. Homens assim são pilares na estrutura de nossas escolas, mais essenciais que seus tijolos e vigas. E continuarão a ser centelhas e revelações em nossas vidas.( no filme não foi citado sua autoria)

Nenhum comentário: