sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O NASCIMENTO DO DISCURSO NARRATIVO INFANTIL


Enquanto a criança relata suas hitórias percebe-se que ela exercita seu poder expressivo de criação, construindo e reconstruindo o desenvolvimento, articulando expressões, organizando o pensamento em frases, num fluente exercício intelectual de oralização e organização de seus pensamentos.

Monique Deheinzelin afirma que:” é a partir de uma atitude sincrética da criança” reunindo e oralizando a realidade e o imaginário, a ficção e experiência vividas nascem as primeiras tentativas na busca de construir discursos narrativos, o que Maria Cecília Perroni referenda como o nascimento do discurso narrativo da criança.

Importante também é ressaltar que é através da linguagem que o pensamento se organiza, conforme afirma Gastaldi: "O pensar não se estrutura internamente, mas no momento da fala", portanto, “a narrativa modela e estimula a atividade mental”.

Como numa permanente brincadeira,o jogo do faz de conta faz parte do processo criativo mesclando realidade e ficção, num processo de exercitar repertório de expressões recolhidas desde o nascimento, na interação com seus interlocutores e nos espaços sociais que tiver vivenciado, fazendo parte de seu discurso narrativo. Por outro lado este exercício mental e oral promove uma reconstrução da realidade de forma a aprender a lidar, psicologiamente, com tal situação.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Marta! Chegaste a fazer alguma entrevista? Compartilhe com o grupo... Abraços