segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TRABALHANDO COM PROJETOS


A proposta de trabalho por projetos desacomoda a postura da escola tradicional, que predispõe e professor como personagem central (único responsável) e articulador inciativas de aprendizagem: rompe com este paradigma. Propõe que o docente seja um mediador na construção de novos saberes e que o aluno participe ativamente do processo de planejamento e articulação de metodologias com a finalidade de novas e significativas aprendizagens. Partindo não somente de seus interesse pessoais, mas aqueles de relevância ponderados e discutidos pela turma, que passa a construir coletivamente através de definição do tema, índices de trabalho, sínteses e conferências, a ressignificar conhecimentos anteriores, alicerçando novos saberes.

Na Educação Infantil a pedagogia de Projetos, conforme o nível de compreensão do alunos, está voltada para a descoberta do mundo objetivo que cerca a criança: à construção de noções e definições que sirvam de alicerce para novos conhecimentos, saberes e aprendizagens. Sua tendência natural na escolha dos temas e metodologias de aprendizagem é a repetição do processos já experimentados, o que necessita da intermediação do professor para provocar novos desafios.
Os anos iniciais de ensino aprofundam as relações com estes saberes já construídos e ainda necessitando de concretitude, via interação, utilização e apropriação prática dos conceitos construídos, visam o domínio de novas habilidades a serem desenvolvidas como leitura, pensamento lógico-matemático, observação reflexiva dos elementos naturais, etc.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta gostei muito da sua reflexão sobre trabalho com projetos, e da relação que fizeste entre séries inciais e educação infantil. Você teria algum exemplo prático para nos trazer? Aguardo sua postagem!!! Abraços querida!