segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TRABALHANDO COM PROJETOS


A proposta de trabalho por projetos desacomoda a postura da escola tradicional, que predispõe e professor como personagem central (único responsável) e articulador inciativas de aprendizagem: rompe com este paradigma. Propõe que o docente seja um mediador na construção de novos saberes e que o aluno participe ativamente do processo de planejamento e articulação de metodologias com a finalidade de novas e significativas aprendizagens. Partindo não somente de seus interesse pessoais, mas aqueles de relevância ponderados e discutidos pela turma, que passa a construir coletivamente através de definição do tema, índices de trabalho, sínteses e conferências, a ressignificar conhecimentos anteriores, alicerçando novos saberes.

Na Educação Infantil a pedagogia de Projetos, conforme o nível de compreensão do alunos, está voltada para a descoberta do mundo objetivo que cerca a criança: à construção de noções e definições que sirvam de alicerce para novos conhecimentos, saberes e aprendizagens. Sua tendência natural na escolha dos temas e metodologias de aprendizagem é a repetição do processos já experimentados, o que necessita da intermediação do professor para provocar novos desafios.
Os anos iniciais de ensino aprofundam as relações com estes saberes já construídos e ainda necessitando de concretitude, via interação, utilização e apropriação prática dos conceitos construídos, visam o domínio de novas habilidades a serem desenvolvidas como leitura, pensamento lógico-matemático, observação reflexiva dos elementos naturais, etc.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O NASCIMENTO DO DISCURSO NARRATIVO INFANTIL


Enquanto a criança relata suas hitórias percebe-se que ela exercita seu poder expressivo de criação, construindo e reconstruindo o desenvolvimento, articulando expressões, organizando o pensamento em frases, num fluente exercício intelectual de oralização e organização de seus pensamentos.

Monique Deheinzelin afirma que:” é a partir de uma atitude sincrética da criança” reunindo e oralizando a realidade e o imaginário, a ficção e experiência vividas nascem as primeiras tentativas na busca de construir discursos narrativos, o que Maria Cecília Perroni referenda como o nascimento do discurso narrativo da criança.

Importante também é ressaltar que é através da linguagem que o pensamento se organiza, conforme afirma Gastaldi: "O pensar não se estrutura internamente, mas no momento da fala", portanto, “a narrativa modela e estimula a atividade mental”.

Como numa permanente brincadeira,o jogo do faz de conta faz parte do processo criativo mesclando realidade e ficção, num processo de exercitar repertório de expressões recolhidas desde o nascimento, na interação com seus interlocutores e nos espaços sociais que tiver vivenciado, fazendo parte de seu discurso narrativo. Por outro lado este exercício mental e oral promove uma reconstrução da realidade de forma a aprender a lidar, psicologiamente, com tal situação.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

REFLETINDO SOBRE A ANÁLISE DOS PAs

É, no mínimo enriquecedor, nós aprofundarmos as dicussões em fóruns de construção, num processo de outramento, assim como analisarmos o processo de construção dos PAs de outros grupos, além do nosso, verificandos suas certezas, dúvidas e, buscando no processo, amadurecer.
Tudo isso revela, na prática, o modelo sócio-interacionista, desenvolvido por Piaget, que preconiza que a aprendizagem se dá na interação entre sujeito, objeto e meio. Em nosso caso, alunos do PEAD, nossas construções e interações. Isto evidencia que a própria teoria,a qual estamos nos apropriando está conduzindo nosso processo de aprendizagem acadêmica.