quinta-feira, 20 de novembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE TÓPICOS - O.G.E


1.Gestão Democ. da Educ. e Gestão da Educ. Escolar
Neste primeiro tópico, através da construção de uma planilha de contrapontos, realizamos um paralelo entre gestão da escola tradicional e a gestão da escola democrática, na qual estamos inseridas atualmente. Confrontando as principais características destas duas realidades gestoras, estabelecemos diferenças e nos situamos historicamente no contexto contemporâneo de nossas ações efetivas e atuais no fazer e construir a escola cotidianamente.
A gestão patrimonialista foi, durante muito templo implementada, servindo essa ao modelo político e social idealizado pela ditadura, como forma de controle da sociedade, portanto ela constituía também ser um instrumento de dominação de massas.
Já a gestão democrática surge em um contexto onde a democracia urge ser implantada para o resgate da cidadania, da autonomia, da livre expressão, da participação sistemática que fortalece os pilares de uma sociedade que anseia por transformações.
Com sistematização da gestão democrática nas escolas se cria a possibilidade da educação de uma nova geração e comunidade com habilidades e competências para a participação cidadã do processo democrático regional e nacional. Porém não só a participação ideal deve ser democratizada e acontecer: estas devem construir as mudanças que levem a democratização das condições de saúde, emprego, de renda, de saneamento básico, enfim, reais e melhores condições de vida para todos.
A democracia que queremos e precisamos não aquela onde apenas se compartilham idéias, mas asseguram condições dignas de sobrevivência, saúde, educação, cultura, saneamento, de emprego e renda para todos.

2.Organização Curricular da Escola e Avaliação da aprendizagem
Neste tópico, fomos buscar nas concepções de currículo e avaliação conceituadas em nossa PPP e Regimento, confrontando-as com as realidades de sua implementação do cotidiano escolar.
Percebo que estas diretrizes servem como metas que devemos perseguir e conquistar, pois para a qualificação e execução do processo não basta apenas ter um belo projeto pedagógico com definições e linhas de ação democráticas, é preciso de recursos humanos preparados e comprometidos com esta missão: a transformação social por meios educacionais, assim como uma mantenedora que também proporciona as condições sistemáticas para essas mudanças.

3.Espaços para a Construção de uma Escola Pública Democrática
Neste terceiro tópico analisamos as relações entre a PPP e o Regimento Escolar como forma de se criar e assegurar por vias legais o espaço para a construção de escola democrática que queremos.
Através da participação articulada da Comunidade escolar, em segmentos, esta indica, analisa e aprova as linhas de ação da escola de acordo com as necessidades compreendidas como prioritárias para implementação em programas e projetos de ação que venham a contemplar tais necessidades. A Proposta Político Pedagógica sintetiza os anseios desta comunidade constituindo linhas de ação na forma de propostas, político porque é resultado da interação da comunidade escolar e pedagógica porque estas são direcionadas para a ação educativa do todo escolar.
Para que tais propostas sejam implementadas é preciso que estejam regimentadas, isto é, dispostas nas formas das leis e que legitimam tais processos. O Regimento Escolar, em consonância com a PPP, deve prever a forma de ação de cada segmento, em seus direitos, deveres, objetivos e metas de ação, oferecendo clareza e funcionalidade às atribuições de cada personagem, setor, departamento, agremiação,etc, envolvido no processo educativo dentro da Comunidade Escolar.
Ao refletirmos sobre estes tópicos estudados estamos radiografando o funcionamento atual de nossas escolas, assim como, compreendendo sua estruturação e refletindo sobre importância e o comprometimento necessário de cada um de seus segmentos e indivíduos. Cada escola, porém, possui a sua caminhada, no seu ritmo, o seu histórico e a sua comunidade em processo democrático mais ou menos acelerado, mas a caminho, como sociedade democrática e cidadã que queremos.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Marta Capistrano visitei o seu portfólio, o último registro, dia 20 de novembro de 2008. Não se esqueça de no mínimo fazer uma postagem por semana, em breve voltarei para deixar comentários referentes aos seus estudos acadêmicos. O portfólio é o seu arquivo!!! Obs.: A professora Luciane vai também visitar os portfólios.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS