segunda-feira, 14 de junho de 2010

GARIMPANDO NA INTERNET


Apesar de minha doença me impedir de estar com meus alunos durante alguns dias, voltei-me, então, à pesquisa de atividades didáticas referentes ao letramento e alfabetização na internet. Para minha surpresa garimpei inúmeras sugestões de atividades, propostas por outros professores que, como eu, são alfabetizadores realizando propostas diferenciadas em diversos sites. Fiquei deslumbrada com tantas e tamanhas alternativas: eu não havia descoberto a internet como fonte de sugestões e trocas... até aulas prontas, passo a passo se encontra! Percebo que o potencial desta ferramenta virtual pode revolucionar as práticas educativas, assim como, transformar as novas gerações e nossa sociedade: só precisa ser bem utilizada, isto é, em prol da humanização do próprio homem. É esta proposta que vislumbro nas palavras de Carvalho, Nevado e Menezes, 2005, pag 2:

“Propostas pedagógicas concebidas para mediação da aprendizagem buscarão dar suporte a novas concepções educacionais, caracterizadas por deslocamento das concepções hierárquicas e disciplinares em direção a uma concepção de conhecimento interdisciplinar. Concepções desta natureza têm presente modelos de formação de professores que privilegiam modos de saber alimentados e potencializados na tessitura composta pela formação aberta apoiada por “rede de relações”. É desta rede de relações de aprendizagem, que ora experiencio, que quero referendar ao escrever tal reflexão.

Percebo que esta é a proposta pedagógica do PEAD, da qual somos sujeito, enquanto alunos/professores.É como se enxergar dentro de uma profecia.

“As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software, internet, inteligência artificial, educação a distância, concepção de tempo e espaço. O caráter destas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente sócio-ecológico [Kerckhove 2003]. Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos. (Carvalho, Nevado e Menezes, 2005-Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático )”
http://proa-turma01.pbworks.com/f/arquiteturas_pedag%C3%B3gicas_sbie2005.pdf

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sim Marta
A Internet é uma ferramenta com um grande potencial, só precisamos ter um pouquinho de senso crítico para filtrar o que é bom e ruim, por que nem tudo que está na rede é bom e/ou verdadeiro.
Bem legal de trabalhar com as crianças! =)