domingo, 27 de junho de 2010

PROVOCANDO E PROMOVENDO ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS INTERNAS


“Considerando as reflexões postadas no seu Portfólio de Aprendizagens, destaque os obstáculos, as aprendizagens e as descobertas de maior relevância para o seu desenvolvimento como professor (a) neste semestre.”

Considerando esta orientação como provocação para a construção da reflexão síntese deste semestre, relendo as postagens deste portfólio e as reflexões construídas durante este estágio percebi que, ao buscar implementar arquiteturas pedagógicas de relevância na construção do processo de letramento e alfabetização com meus alunos, um processo paralelo e sistemático aconteceu com a minha prática docente: a sustentação teórica da minha prática pedagógica.
Desde a construção da minha carta de intensões para esse estágio procurei pressupostos, teorias e autores que se identificavam com minhas concepções de ensino, naquilo que eu acredito e pratico em minha práxis diária. Agora constato que algo que eu buscava no PEAD, sustentação teórica para a minha prática foi concretizada por meio do uso das mídias na educação, pois tive que buscar autores e teorias, pressupostos e paradigmas para embasarem minhas ações pedagógicas e o uso de mídias, isto é, TICS foi fundamental para esta construção. Consegui articular teoria e prática, ação e reflexão numa re-estruturação interna pessoal e profissional, evidenciada em várias reflexões e postagens, das quais cito uma das tantas aprendizagens, construídas:

“Penso que identifico nestes autores e seus pressupostos, minha reflexão e ação de AVALIAR. Luckezi, Perrenoud e Hoffmann apresentam este tema, tão controverso para a ação educativa, sobre um novo prisma: avaliação como um meio, processo, mediação, desafio, reflexão, busca e superação. Estas reflexões oferecem um contraponto ao sistema avaliativo tradicional que preconiza na ação de avaliar a quantificação de saberes e a culminância do processo educativo. Pensando bem... a auto-construção humana pode ser medida ou mensurada? O processo educativo de humanização se encerra ao final de um trimestre? Esta profissional compreende avaliação como parte do processo de contrução de pré-requisitos, noções e conhecimentos, numa constante ação-reflexão diagnóstica em busca das etapas, objetivos e metas a serem perseguidas e conquistadas gradualmente pelo aluno, numa práxis cotidiana de sua ação pedagógica buscando o aperfeiçoamento da aprendizagem. Sendo esta sua postura avaliativa a mesma não se prende a momentos especificos de avaliar, por meio somente de “provas”, mas investe em demonstrativos de aprendizagem e etapas alcançadas, projetando suas próximas intervenções educativas.”(Marta Capistrano, na 5ª semana de estágio)

Concluo que o meu processo interno, de buscar, projetar e implementar novas arquiteturas pedagógicas de aprendizagem, junto aos meus alunos, também me modificou internamente, transformando, sincronizando e sintonizando teoria e prática, ação e reflexão, re-estruturando meus saberes e fazeres, conectando vida e pedagogia.Percebo que algo que eu perseguia profissionalmente está se materializando: minha qualificação humana e profissional: eis a descoberta de maior relevância deste oitavo semestre, com o estágio.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida,

Parabéns pelo excelente semestre no Seminário Integrador.
Esta foi a última semana de postagens "obrigatórias" para quem está em dia!

Boas Férias!