terça-feira, 23 de novembro de 2010

APRENDIZAGENS COM O TCC

Construir uma pesquisa e elaborar um estudo amplo e complexo está sendo um desafio e tanto, porém possível de ser efetivado. Se aprende muito mais do que se registra no trabalho, em si; amplifica-se visões de mundo e realidade; compreende-se a teoria que sustenta a prática, numa interminável reflexão, que leva a outras construções: uma verdadeira história sem fim.
Ser autora de novas conhecimentos desperta o ego, a vaidade, mas pesa mesmo é a responsabilidade sobre o que foi produzido.
ALGUMAS EVIDÊNCIA JÁ CONSTRUÍDAS NO TCC
Retomando o questionamento inicial: : as práticas e usos de leitura e escrita experienciados na família, na escola e sociedade seriam determinantes para a construção do processo de letramento e a consequente alfabetização?

Através da reflexão e análise de vários estudiosos da área, no assunto e seus pressupostos, da prática pedagógica em foco, durante o estágio de docência, da pesquisa de campo, estudo múltiplo de casos, a até então, interrogativa inicial, consubstanciou-se em uma afirmativa comprovada, também confirmada em Vigotsky apud Iglesias, 2010:

[...]as funções do desenvolvimento da criança começam no âmbito social, desde o seu nascimento, assim como o aprendizado. Todo conceito trabalhado na escola apresenta um grau de experiência anterior, desta forma, aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados. Para aprendermos algo, temos que estar emergidos em um meio, onde nos possibilite, o contato com aquilo que queremos aprender. “O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”.


Já Ramal (2002) considera que “as transformações culturais, as novas condições de produção dos conhecimentos levam a novos estilos de sociedade nos quais a inteligência é o produto de relações entre pessoas e dispositivos tecnológicos”. Partindo desse pressuposto mudam as formas de construção do conhecimento e os processos de ensino aprendizagem, também produzindo novas compreensões das relações de trabalho, cidadania e aprendizagem; o impacto das novas tecnologias.
Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras. Segundo Xavier (2005) “o professor precisa aprender letramentos que o aluno domina tanto quanto o aluno precisa aprender letramentos que o professor domina, e ambos precisam fazer isso enquanto dão conta do que seus pais, formuladores de parâmetros e futuros empregadores esperam da escola.”

Outro aspecto a ser considerado diz respeito a conjunto de políticas públicas para a educação: elas precisam aprofundar o combater as causas de insucesso e repetência com programas eficazes e comprometidos com a qualidade na educação. Promover diversas formas de letramentos, na escola, seria uma fonte e ponte segura de aprimoramento e desenvolvimento cultural preparatórios à alfabetização e à construção de saberes nas aprendizagens futuras. Nas palavras de Magda Soares também constatamos esta reflexão: “[...]o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento”. (Soares, 1998, p26).
A autora relaciona escolarização real e efetiva da população e disponibilidade de material de leitura, de qualidade:
[...] criar condições para que os alfabetizados passassem a ficar imersos em um ambiente de letramento, para que pudessem entrar no mundo letrado, ou seja, num mundo em que as pessoas têm acesso à leitura e à escrita, têm acesso aos livros, revistas e jornais, têm acesso às livrarias e bibliotecas, vivem em tais condições sociais que a leitura e a escrita têm uma função para elas e tornam-se uma necessidade e uma forma de lazer.Soares,1998, p 26)

Portanto, não podemos desprezar que é necessário um conjunto de políticas públicas que garantam dignidade e cidadania às famílias menos favorecidas: trabalho e renda, saneamento e saúde, educação e tecnologias para uma real transformação social e gozo pleno de soberania.

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