domingo, 14 de novembro de 2010

APRENDIZAGENS INCORPORADAS

Foram tantas arendizagens contruídas ao longo destes nove semestres de estudo, que só revisando tudo, me dei conta que pulei e não registrei as aprendizagens construídas no IV semestre, e que não poderiam ficar de fora deste inventário.

Neste IV semestre de estudos o PEAD nos proporcionou embasamento teórico-prático necessário ao desenvolvimento das disciplinas de Matemática, Ciências e Estudos Sociais, nas séries ou anos iniciais. Tendo como eixo central e interdisciplinar a construção dos conceitos de tempo e espaço, compreendemos as visões e representações de mundo, a partir da ótica de cada uma das disciplinas citadas anteriormente.

A seguir apresento um paralelo de minhas construções e conclusões nos trabalhos desenvolvidos durante este IV semestre.

“As crianças trazem consigo inúmeras vivências que, desconectadas entre si, não têm seu valor e sua significação reconhecidos. Cabe ao professor evocar tais vivências do aluno re-organizando-as e re-significando-as num contexto educacional de aprendizagem, estabelecendo relações e estruturas mentais para alicerçar novas construções e aprendizagens. Assim são construídas as noções de tempo e espaço nos anos iniciais de aprendizagem.”
“Para as crianças a noção de tempo ainda não pode ser definida, mas pode ser construída, à medida que o egocentrismo vai sendo vencido, ela vai percebendo o seu entorno e ampliando suas concepções que, baseadas em situações concretas vai relacionando com estruturas mais complexas, realizando ensaios, tentativas até abstrair a noção de tempo que acontece por volta dos 9 ou 10 anos. Conforme as leituras que realizamos a criança passa pelos estágios sensório-motor, intuitivo ou pré-operatório até construir no estágio operatório um conjunto de relações de sucessão, simultaneidade e dos intervalos, isto é, durações de tempo e continuidade.”

Partindo sempre das vivências do aluno re-ordenadas e re-significadas cabe ao professor intermediar as situações utilizando-se de questionamentos reflexivos que provoquem e promovam o despertar e o desacomodar dos conhecimentos já construídos, para que estes sejam aprofundados, discutidos, criticados, re-construídos suscitando novas aprendizagens.
Tais aprendizagens serão mais significativas, tanto quanto forem alicerçadas e construídas como redes de conhecimento abordadas em diferentes enfoques.

“Destas redes de conhecimento bem construídas ou não irão proporcionar ao educando a construção de sua leitura de mundo, sua contextualização, postura de inclusão ou não na vida sociedade (pertencimento), auto-estima, auto-crítica, questionamento e crítica social, interação ou passividade social. Daí a importância de um bom trabalho para inserção e comprometimento cidadão para o exercício da vida em sociedade.”
Tais aprendizagens serão mais significativas, tanto quanto forem alicerçadas e construídas como redes de conhecimento abordadas em diferentes enfoques.
Sendo assim, enquanto a Matemática oferece o suporte cognitivo e o desenvolvimento das estruturas mentais para a compreensão do meio social e ambiental, os Estudos Sociais ampliam a consciência de si mesmos nas relações de grupo social e as Ciências Naturais desenvolvem a percepção do pertencimento responsável ao ambiente natural.

Refletindo sobre a contribuição de cada uma destas Representações de Mundo, concluímos que cada uma delas desenvolve e aprimora dimensões diferenciadas de homem: homem racional, homem social, homem bioscêntrico. Cada uma destas dimensões vem despertar e busca promover no aluno a educação voltada para a humanização do próprio homem, isto significa, promover os melhores valores educacionais e virtudes humanas das quais cada ser é capaz de manifestar e aperfeiçoar em si mesmo.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida,

Poderia trazer exemplos concretos do que está falando? Em que situações percebe essas contribuições?

abraços