terça-feira, 25 de maio de 2010

DISCUTINDO O USO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


DESCRIÇÃO DA CULMINÂNCIA DO PROJETO MÃES, EM 22/05/2010

Neste sábado, 22/05/2010, aconteceu na EEEF Salvador Canellas Sobrinho, a culminância do projeto MÃES, que vinha sendo trabalhado há três semanas por todas as turmas da escola. Esta homenagem é bastante aguardada pelos responsáveis como forma de externar afetos mútuos entre mães, pais e filhos, integrando a escola e família, num clima de alegria, reconhecimento e valorização do núcleo familiar de cada aluno, respeitando sua diferentes formações.

O clima que antecedeu os preparativos eram um misto de alegria e ansiedade, pois os homenageados já estavam chegando. Arrumação das cadeiras, no saguão da escola, que não conta com auditório para eventos, colocação de balões, montagem e testagem de microfones, telão, datashow, notebook, cds e câmeras digitais prontas para o registro de momentos inesquecíveis.

DISCUTINDO VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA MÍDIA
Toda descrição oral ou escrita necessita do fator imaginação (que depende da subjetividade de cada um) para ser interpretada, sem a presença de imagens. O registro dos acontecimentos leva o foco, a visão e as concepções do sujeito que a constrói, mas registra acontecimentos, contextualizando fatos dentro de uma linha histórica e social.

O registro fotográfico permite leitura variadas dos quadros que registra, porém também “sofre” a intervenção subjetiva de quem registra e para que, assim como de quem publica e com que intenções. Cada fotografia, seja ela digital ou não, sugere movimento, ação e consequências dos fatos captados; registra, comprova legitima e favorece ao resgate histórico, contextualizado a interpretação das imagens.

Os vídeos registram as mais variadas formas da manifestação humanana, enquanto objeto cultural, fenômemo social e histórico evidenciando ações premeditadas ou não: ficção, romance, aventura, história e ciência, entre muitos outros, são contextualizados através de som, imagem, técnica e efeitos especiais.

Atualmente tão utilizados pela sociedade capitalista, globalizadora de conhecimentos e costumes, facilitada pelo uso de celulares, máquinas digitais e filmadoras, surgem como ferramenta midiática para registro casual ou determinante de novos fatos, enquanto consequências sociais, históricas ou científicas.

Espero que este olhar midiático e externo do homem moderno sirva para refletir e avaliar as consequências de suas ações, na cultura, na sociedade, na história e para a humanidade, que não seja apenas para auto-promoção vazia de conteúdo e essência.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta, o que você pensa sobre o uso de mídias na educação?

Que tal desenvolver um pouco mais esse assunto, pois me chamou muito a atenção essa sua reflexão.

Abraços

Marta Capistrano disse...

Querida tutora Patrícia...

Penso que o uso de mídias na educação seja o paradigma necessário para o repensar e re-estruturar o processo educativo, dentro de nossa contemporaneidade.

Penso também, que ele pode e deve servir como instrumento para explorarar as questões filosóficas, psicológias e existenciais do ser humano nesta sociedade midiática.