domingo, 2 de maio de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DE TRABALHO


Nesta 3ª semana de estágio foram realizadas alterações junto ao planejamento inicial. Tais mudanças partiram da relevância das impressões causadas pela reflexão sobre a temática indígena e sua riqueza cultural, provocadas nos alunos, a partir do filme exibido. Mergulhando naquele universo diferente de suas realidades urbanas, os alunos perceberam a diferença étnica e cultural, construindo em paralelo semelhanças e diferenças entre seu cotidiano e realidade indígena na floresta. Muitos se transportaram aos rios e banhos das crianças indígenas, à proteção do animais, na coleta de frutas na mata, no caçar e pescar, no cuidado e carinho entre pessoas de diferentes culturas. Por esse motivos esta estagiária aprofundou e promoveu esse “primeiro encontro” com a diversidade étnico-cultural existente no âmago da sociedade brasileira, mesmo que virtualmente, prevendo o letramento multi-cultural intrínceco ao nosso povo, buscando o respeito a pluralidade étnica e convivência fraterna com as diferenças.

Esta abordagem também aprofundou ao resgate histórico das raças dentro das famílias, pois foi possível constatar caracteristicas físicas, emocionais, culturais em comum, com a vida indígena que são praticadas até os nossos dias: o chimarrão, a pescaria, o banho em rios e praias, o artesanato, os nomes de frutas e lugares, etc.

Percebo que esta semana foi bastante original, no sentido da interação e valorização das iniciativas dos alunos. É preciso sensibilidade e perspicácia, ousadia e coragem para adequar o planejamento inicial, ajustando-o aos interesses e necessidades dos alunos, promovendo reflexões, aprofundamentos que potencializam a construção de novas estruturas e mecanismos de aprendizagem.
Pessoalmente, penso que um planejamento se aproxima mais do aluno, quando o mediador(professor) colhe e reflete sobre as interações diárias, organizando seu próximo planejamento de forma a ser significativo e estruturador de novas aprendizagens de acordo com o feed back demonstrado pelo aluno. Planejamentos prontos e fechados deixam de fora o personagem principal da interação: o aluno, por não incluírem sua participação ativa como sujeito das próprias aprendizagens: não são produtivos, significativos ou construtotres de autonomia, são apenas adestradores do sistema vigente.Minha proposta de trabalho visa não apenas re-pensar minha prática, mas empreender novas ações pedagógicas de superação das antigas formatações do ensino tradicional. Espero estar trilhando o caminho da educação libertadora.

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