terça-feira, 18 de maio de 2010

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA AÇÃO AVALIATIVA

Aproveitando a atmosfera afetiva que o projeto MÃES suscita, foi possível perceber, potencializar e canalizar esta capacidade humana, convertendo-a em aprendizado: as atividades propostas foram bastante produtivas, favorecendo a uma avaliação diagnóstica positiva das competências, até aqui, trabalhadas.

As propostas eram: identificar a letra inicial do nome das mamães, contando-as, construir estes nomes com letras emborrachadas, digitação dos nomes das mães, identificação dos nomes através de jogo, construção de retrato falado e desenhado, montagem de painel ALFABETO DAS MÃES, identificação e construção de seu nome próprio através de BINGO, caracterizando dentro do ALFABETO DE NOMES DA TURMA a letra inicial, a quantificação de letras e escrita individual do nome próprio.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A AÇÃO AVALIATIVA

“ Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor. Sempre !” LUCKESI, 1997.

Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
http://www.gestiopolis.com/Canales4/rrhh/aprendizagem.htm

“Avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.” (HOFFMANN: 1994, p. 58)

Penso que identifico nestes autores e seus pressupostos, minha reflexão e ação de AVALIAR. Luckezi, Perrenoud e Hoffmann apresentam este tema, tão controverso para a ação educativa, sobre um novo prisma: avaliação como um meio, processo, mediação, desafio, reflexão, busca e superação. Estas reflexões oferecem um contraponto ao sistema avaliativo tradicional que preconiza na ação de avaliar a quantificação de saberes e a culminância do processo educativo.Pensando bem... a auto-construção humana pode ser medida ou mensurada? O processo educativo de humanização se encerra ao final de um trimestre?

Esta profissional compreende avaliação como parte do processo de contrução de pré-requisitos, noções e conhecimentos, numa constante ação-reflexão diagnóstica em busca das etapas, objetivos e metas a serem perseguidas e conquistadas gradualmente pelo aluno, numa práxis cotidiana de sua ação pedagógica buscando o aperfeiçoamento da aprendizagem. Sendo esta sua postura avaliativa a mesma não se prende a momentos especificos de avaliar, por meio somente de “provas”, mas investe em demonstrativos de aprendizagem e etapas alcançadas, projetando suas próximas intervenções educativas.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Excelente postagem, muito bom embasamento teórico. Não precisa refazer.

Bjs