domingo, 9 de maio de 2010

NOVOS PRESSUPOSTOS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA


Nesta quarta semana de estágio foram possíveis comprovar as teorias de Maturana e Wallon, na aprendizagem, pois o enfoque emocional que o tema mães e família propõem evidenciam como os laços afetivos são essenciais na maturação psicológica e desenvolvimento de estruturas de cognição para a compreensão do mundo que os rodeia.

As atividades propostas foram realizadas numa atmosfera de intenso carinho, demonstrando que a figura materna concentra não somente os lações afetivos, mas as raízes de sustentação emocional, psicológica e motivacional do ser humano, o impulsionando ao amor e fraternidade transformando seus instintos de sobrevivência em aperfeiçoamento moral, ético e amoroso.

Constatei superações comportamentais voltadas para maior atenção e concentração, carinho e zelo na execução das tarefas propostas, motivadas pela temática afetiva, assim como, na busca de identificação e construção do nome das mães, na confeccção do presente, cartão e homenagem às mães. Houve uma canalização de emoções expressa em afetividade, potencializando o aprendizado cognitivo. Até mesmo os alunos que possuem formações familiares particulares, sendo criados por avós, tios padrastos e madrastas se contagiaram com o clima e produziram com prazer e alegria.

EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM
“Maturana pauta-se por uma noção da biologia em que as emoções possuem um papel fundamental no desenvolvimento do sistema biótico. Acentuando o papel das emoções no viver humano, foi descobrindo o operar do sistema na construção do conhecimento como ação biológica. Propõe a emoção como o grande referencial do agir humano.
Os estudos de Maturana explicitam o sinônimo entre conhecer e viver. A noção de viver-conhecer está diretamente vinculada com o modo de relacionar-se e de organizar-se nessa relação. Não se trata de adaptação ao meio. O viver-conhecer na relação significa, ao mesmo tempo, a criação/recriação desse espaço relacional, e de outros, e a criação/recriação do sistema em relação. Pode incluir, em algum momento, a adaptação, mas vai além dela.Nessa relação criativa, meio-sistema, é que emerge o social. E o social é entendido como domínio de condutas relacionais fundadas na emoção originária da vida: o amor. Para Maturana: “A emoção fundamental que torna possível a história da hominização é o amor” (Maturana, 1999, p. 23). Ao falar de emoção o autor não se refere ao que convencionalmente tratamos como sentimento. Emoção, neste caso, “são disposições corporais dinâmicas que definem os diferentes domínios de ação em que nos movemos” (Maturana, 1999, p. 15). Assim entendida, a emoção fundante do social - o amor - é elemento estrutural da fisiologia humana. Maturana afirma que o amor é a emoção fundante do social porque:
O amor é a emoção que constitui o domínio de condutas em que se dá a operacionalidade da aceitação do outro como legítimo outro na convivência, e é esse modo de convivência que conotamos quando falamos do social (Maturana, 1998b, p. 23).” http://www.humanitates.ucb.br/2/maturana.htm

“Para Wallon, os períodos predominantemente afetivos ocorrem em períodos focados na construção do eu, enquanto estágios com predominância cognitiva estão mais direcionados à construção do real e compreensão do mundo físico. Este ciclo não é encerrado, mas perdura pela vida toda, uma vez que a emoção sobrepõe-se à razão quando o indivíduo se depara com o desconhecido. Deste modo, afetividade e cognição não são estanques e se revezam na dominância dos estágios.
A emoção cumpre papel importante no conflito entre a motricidade emocional (a capacidade de reagir a estímulos externos com movimentos apropriados) e a sensibilidade emocional (a capacidade de representar mentalmente problemas em geral). É ela também que dá origem à consciência do indivíduo, ajudando-o a distinguir-se, dessocializar-se da realidade à volta.
www.sogab.com.br/teoriasdeaprendizagem.doc

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta!

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui descreves uma situação em sala de aula e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!

Abraços