terça-feira, 7 de setembro de 2010

BUSCANDO JUSTIFICATIVAS AO TCC

Durante a construção da Reflexão-síntese, do primeiro trimestre, que intitulei MEMORIAL DE UMA PROFESSORA EM UMA NAU VIRTUAL, mesmo sem prever o tema de meu TCC, eu já ponderava:
“Também foi possível vislumbrar, através da interdisciplina Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, nosso futuro educacional com o uso da informática e de novas ferramentas que já começam a despontar em práticas pedagógicas atuais. Assim como a Revolução Industrial foi um marco, não só para a economia mundial, mas para a construção social sob um novo paradigma, do capitalismo inicial, da mesma forma, percebo que o uso a informática na educação lançará novas bases para a educação mundial, assim como a edificação de novas estruturas sociais, econômicas e políticas, pois haverá supremacia para o povo ou nação que obtiver, no domínio da tecnologia, da informação e na formação coletiva, a educação, o gerenciamento de suas necessidades e esta potencialidade para administrar suas realidades prementes.” É o que compreendemos nas palavras de Marx e Engels: “As relações entre diferentes nações dependem do estágio de desenvolvimento das forças produtivas, da divisão de trabalho e das relações internas de cada uma delas. “(Karl Marx e Friderich Engels, A Ideologia Alemã, pág 5); disponível em: http://www.scribd.com/doc/6932842/Marx-e-Engels-A-Ideologia-Alema, acessado em 07/09/10.Edição Ebooks do Brasil.


Em meu despertar inicial sobre os novos modos de produção, alavancados pelo uso de novas tecnologias, já refletia e indicava o que estamos vivenciando: o advento de um novo paradigma educacional, ao qual a instituição escola ainda não está devidamente estruturada, em sua coletividade. Também por isso justifica-se a escolha de minha proposta de ação, no Estágio de Docência e de investigação neste TCC.

“Tal esforço se justifica pela relevância do tema, visto que comprovar a importância e função do uso de tecnologias no processo de letramento e alfabetização poderia servir de indicativo e demonstrativo de avanços nesta área, servindo de indícios e subsídios para sustentação teórica e instrumental de ensino, assim como evidenciando consonância como os novos paradigmas sociais, refletindo sobre novos modos de produção a partir da era digital que vislumbramos. Também é preciso destacar que a natureza deste estudo permitiria projetar possíveis vantagens e desvantagens da implementação de Arquiteturas Pedagógicas, como proposta pedagógica, já nos anos iniciais, impulsionando e potencializando o desenvolvimento educacional de todo o ensino nacional.” Capistrano, Marta. Construindo o TCC, pág. 5)

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta

A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

Certo?! Você está no caminho certo...

Abraços