sábado, 25 de setembro de 2010

O CONTEXTO PEDAGÓGICO DA PESQUISA NO TCC


No semestre anterior havíamos estudado o desenvolvimento infantil à luz de Freud, onde conhecemos as fases deste desenvolvimento e, segundo o autor, o impulso sexual que movia até mesmo a busca do conhecimento.

No IIIº semestre conhecemos, aprofundamos e aprimoramos a utilização de várias linguagens interdisciplinares, tendo como a diretriz pedagógica o desenvolvimento de aprendizagens junto ao aluno: as artes visuais, o teatro, a música, a literatura infantil, a ludicidade. Essas interdisciplinas abordaram, em suas respectivas áreas, propostas dinâmicas de construção de aprendizagens, socialização, criatividade, auto-expressão, reflexão literária, sensibilização estética musical e lúdica, assim como, provocações e desafios à nossa práxis educacional.

Na interdisciplina Ludicidade refletimos como proporcionar a aprendizagem com prazer promovendo a interação através de atividades lúdicas como jogos, brincadeiras, brinquedos, usando de sua capacidade emocional e racional para desenvolver suas potencialidades. Este aprendizado foi muito proveitoso, pois só de propor vamos brincar, vamos jogar, o contexto de aprendizagem se torna lúdico e a aprendizagem flui naturalmente como brincadeira. Tenho essa prática com meus alunos de propor atividades com a cara de jogo ou brincadeira.
Em meu portfólio registrei esta reflexão:
"Enquanto a criança brinca exercita, em suas interações, os valores éticos, culturais, religiosos, morais, das relações sociais que ela vivencia. Ela recria, para si mesma, um mundo ideal, de sonhos, que irá contrastar com a realidade, onde poderá assumir uma postura passiva de aceitação ou de transformação ativa, conforme os valores e verdades que ela praticou ao brincar. Para a criança brincar significa o exercício de posicionar-se frente à vida, sem medo de ser feliz, ludicamente" e, acrescento ainda, tomando para si a ação e os resultados desta ação, sendo sujeito capaz de responsabilidade e conseqüência de seus atos, construindo uma identidade autônoma, participativa e fraterna em suas interações, aprendendo a respeitar o outro, aceitar seus limites. E tudo isso, prazerosamente, através da brincadeira e do jogo.

Numa sociedade globalizada onde crianças brincam de interagir com jogos eletrônicos, correspondem-se com amiguinhos, em tempo real ou não, descobrem interesses novos a cada momento e, a cada minuto, são bombardeados com novas informações que, esta pesquisa, torna-se interessante ao buscar dados relevantes sobre a realidade em transição: qual a influência ou participação destas novas mídias, no processo de letramento que alavanca a alfabetização?

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta

Não deixe de fazer suas postagens regularmente...

Abraços