domingo, 12 de setembro de 2010

LETRAMENTO DIGITAL E IDEOLOGIAS...

Evidenciando minhas aprendizagens, no segundo semestre do PEAD, construí a seguinte reflexão:

“Entre os estudos que realizamos sobre os filósofos da antiguidade, sua concepções, reflexões e as influências que provocaram e continuam influenciando em nossa atualidade, estudamos Marx e Engels que, vivenciando a Revolução Industrial já criticavam o surgimento da instituição Escola como mecanismo de reprodução do poder instituído, ou seja, a escola como a conhecemos hoje surge da necessidade do Estado de instrumentalizar (capacitar) operários para as funções programadas nas linhas de montagens das grandes indústrias. Por isso, o conhecimento fragmentado e compartimentalizado, em disciplinas, ainda é mantido até hoje, pois serve a esta ideologia detentora e dominadora de poder instituído, isto é, ao capitalismo.“ (CAPISTRANO, Marta. 2007. Reflexão- Síntese IIº semestre- PEAD- URFGS)

Tal constatação remete-nos a uma projeção histórica, considerando o advento de um novo paradigma social e educacional, ao qual Levy nos alerta:


O uso crescente das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativa acompanha e amplifica uma profunda mutação na relação com o saber. [...] As novas possibilidades de criação coletiva distribuída, aprendizagem cooperativa e colaboração em rede oferecidas pelo ciberespaço colocam novamente em questão o funcionamento das instituições e os modos habituais de divisão do trabalho, tanto nas empresas, quanto nas escolas (LEVY, 2000a, p. 172).

A citação acima questiona as novas relações de saber/ modos de produção e implicações sócio-econômicas em perspectiva, de serem construídas. Somos privilegiados por vivermos este contexto histórico de transição e transformação, porém ainda não podemos prever os desdobramentos ideológicos, político, econômico, sociais e educacionais advindos destas mudanças, nem seu impacto sobre as novas gerações. Quem viver verá...
Justifica-se, pois a necessidade de pesquisar, investigar e projetar estudos que aprofundem o tema em questão: o letramento digital na alfabetização (ideologia e função libertadora ou conservacionista?).

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta querida,

Ótima postagem, está no caminho certo... é bem isso que esperamos de vcs!

abraços