segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PESQUISANDO E EXPLORANDO O UNIVERSO ESCOLAR

Naquele quinto semestre de estudos no PEAD o eixo temático gerador de aprendizagens foi a escola enquanto instituição pública, sua organização estrutural nas esferas de poder e a forma na qual esta é administrada, juntamente com a qualidade das relações que permeiam a complexidade deste universo educacional. Constituem-se em evidências as construções, a seguir relacionadas, por esta acadêmica.

RELAÇÕES ESTRUTURAIS DE PODER

O texto que lemos proporciona uma visão crítica e transparente das relações de forças que realmente dominam e são determinantes na esfera do poder. A teoria neoliberal e suas implicações se fazem perceber não somente nas ações do mercado nacional e internacional, bem como acerca das políticas públicas e da educação, onde a avaliação externa representa o novo papel assumido pelo Estado: agora não mais de responsável direto pela educação, mas órgão fiscalizador da qualidade remetendo à Comunidade escolar e à sociedade as suas competências. Além de servir na construção e definição de conceitos importantes a respeito dos desdobramentos estruturais do poder, contextualizamos realidade educacional do país e as ramificações do capitalismo determinando ações ideológicas dentro da escola.

RELAÇÕES E INTERAÇÕES POLÍTICAS

Dentro do enfoque das relações humanas a escola apresenta-se como um espaço muito rico de interações, aprendizagens e conflitos, pois estando o professor, o aluno, funcionários, direção, pais, enfim, a Comunidade Escolar envolvidos numa abrangência democrática, portanto, política, a qualidade das intervenções serão reflexo dos os estágios psicológicas (segundo Erikson) e do desenvolvimento social, político e cognitivo de cada sujeito.

RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO

A relação aluno-professor não pode ser apenas aquela que privilegia o aspecto cognitivo, desprezando a afetividade e a sensibilidade, características das crianças. Pelo contrário, segundo Maturana, é no estabelecimento de laços afetivos que se conquista vínculos de respeito, confiança formando um ambiente propício a aprendizagem.

O papel do professor não pode, nem deve ser aquele de simples transmissor de conhecimento. Maturama afirma e nossa vivências confirmam que o ser humano é um ser social e que aprende interagindo, mas o significado está em ser reconhecido, valorizado, amado, ser importante, ser significativo para alguém. É nesse resgate da relação humana que reside a conquista do ser humano que necessita ser amado e reconhecido, valorizado para poder crescer e desenvolver-se. É na linguagem e na qualidade das relações que se estabelecem vínculos e se resgata a dignidade do ser criança e, até mesmo, adulto.(atividade 1 psicologia- ROODA)

RELAÇÃO COMUNIDADE E ESCOLA

Mesmo na relação professor-professor, professor-direção, professor-pais, isto é, na relação entre adultos, há muitos conflitos a serem administrados. Segundo Érikson: “ a aquisição prévia de um senso de identidade pessoal e a dedicação a um trabalho produtivo, que assinalam este período, dão origem a uma nova dimensão interpessoal de intimidade, num extremo e de isolamento, no outro.” Portanto nesta busca de espaço para a afirmação das concepções de vida, já construídas, acontecem interações, nem sempre harmônicas, o que contribui para o aprimoramento das idéias, aperfeiçoamento de metodologias e construção de aprendizagens, pois é a riqueza das diferenças compõem e aprimoram as relações humanas, num processo de constante aperfeiçoamento coletivo e individual.

“A educação é um “processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro” (MATURANA, 2001, p. 29). Logo, a educação é um processo que se dá no mundo de convivência, porém, ao mesmo tempo, é um processo que se dá no interior do indivíduo. A história de educação de um sujeito faz parte de sua constituição, já que ele é o resultado de suas permanentes transformações nas trocas com o seu meio.”
RELAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE

A escola é compreendida, pelo senso comum da sociedade, como o espaço privilegiado onde acontece o processo de aprendizagem, porém este espaço-processo, não deve ser e não é, o único a proporcionar interação produtiva resultando em transformações de comportamento e incorporando conhecimentos. A sociedade, em seu desenvolvimento social, político e econômico também é, em seus desdobramentos, fonte de aprendizagem, na maioria das vezes em sua informalidade.

APRENDIZAGEM ACADÊMICA

Neste V semestre de estudos o PEAD nos proporcionou, entre tantas descobertas, a privilegiar um processo de aprendizagem dinâmico, baseado na interação do aluno com os diversos segmentos, movimentos, instâncias da sociedade. Através do Projeto de Aprendizagem o educando vai em busca das mais variadas formas de conhecimento social produzidas e, interagindo com seu grupo de trabalho, ultrapassando as paredes e muros da escola, através da internet, indo até as fontes sociais construtoras de conhecimento, articulando-as como teias de aprendizagem extrapolando para além do foco inicial seus conhecimentos.

Com esta proposta dinâmica de ensino o professor não é o único detentor do conhecimento e o aluno não ocupará lugar passivo de expectador de aulas. Ele será sujeito das próprias aprendizagens, enquanto o professor atuará como intermediário desta busca, apoiando e desafiando o educando e junto com ele produzindo novos conhecimentos. Penso ser esta a educação, que em um futuro próximo, irá se consolidar.

.(http://aprendizagensnopead.pbwiki.com/ORGANIZA%C3%87%C3%83O-E-GEST%C3%83O-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O

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