segunda-feira, 7 de setembro de 2009

* O LIVRO DIDÁTICO EM COMÊNIO


Para contexto da época, o ensino tradicional diretivo, baseado na inciativa e condução do processo centrada na pessoa do professor, Comênio buscou associações com as vivências de seus alunos, sistematizadas em desenhos para a construções de referenciais alfabéticos, isto é, as letras e respectivos sons; partindo destas associações significativas, para aquele contexto, na efetivação um código fonêmico para o ensino da escrita e leitura, sem desprezar, mas relacionando, o latim, língua fluente para a época, e o alemão como língua Pátria. Os alunos eram induzidos a relacionar fenômeno- desenho, fonema e letra na construção de um código de escrita e leitura.

Em sua obra DIDÁTICA MAGNA, Comênio apresenta didática como maneira eficiente e segura de ensinar e aprimorar o ser humano durante o processo educacional, descrevendo os fundamentos necessários à eficácia do mesmo. É surpreendente constatar a amplitude e profundidade sobre a visão das práticas pedagógicas, que Comênio já apresentava no século XVII, bastante avançado para sua época. O fundamento de suas reflexões embasam o que, atualmente, são nossos princípios de nossa ação pedagógica, aos quais cito: o respeito a capacidade de compreensão do aluno, sua motivação, a graduação das dificuldades em atividades propostas, educação para todos os grupos sociais, a valorização das experiências do aluno, como referenciais estruturais para a construção de novos conhecimentos e aprendizagens, o relacionamento fraterno entre professor e aluno, buscando no estabelecimento de vínculos afetivos a superação das dificuldades pessoais e educacionais. Nossas práticas pedagógicas estão permeadas pelos fundamentos que Comênio, em seu tempo, preconizava, porém sem que soubéssemos de suas reflexões e princípios, desde a formação no Magistério, foram amplamente discutidas e implementadas. Ex.: O construtivismo desenvolvido hoje, assim como, o Orbis Pictus, é uma construção na busca de referenciais significativos, em seu contexto, para a aquisição do código de escrita e leitura no processo de alfabetização (para dar um exemplo).

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta pensando sobre didática e construtivismo nos tempos de hoje... o que mais você diria ou apresentaria para sustentar sua argumentação? Abraços querida! :D