domingo, 27 de setembro de 2009

RELAÇÃO MATURAMA PIAGET


Enquanto Piaget aprofundou seu estudos construindo a epistemologia genética, Maturama também formulou sua teoria da construção do conhecimento, nomeando-a como Biologia do Conhecer, “contando com os efeitos subjetivos resultantes de modificações na estrutura da convivência” (REAL, 2007, p.1), em outras palavras: ênfase nas relações afetivas que permeiam a aprendizagem. Por isso mesmo este autor questiona o representacionismo que ignora a ação subjetiva do sujeito na construção de conhecimento, afirmando que: “A atividade cognitiva explica-se pela hipótese segundo a qual um sistema age a partir de representações internas.”(VARELA, 2002).
Portanto, a percepção é um processo ativo na produção de hipóteses, e não um simples espelho de um determinado ambiente,(REAL, 2007, p. 3), como postula o representacionismo. Sendo assim, somos co-autores da existência humana, não somente na produção de conhecimentos, mas também na re-construção de realidades.

Segundo Maturama: “a realidade que vivemos depende do caminho explicativo que adotamos, e este depende do domínio emocional no qual nos encontramos no momento da explicação"(MATURAMA,1999, p. 265)

O acoplamento estrutural, assim nomeado por Maturama, é o resultado das interações entre o sujeito, o objeto e o meio, o que Piaget chamava de processo de aprendizagem: assimilação, acomodação, adaptação, equilíbrio, conflito, construindo mecanismos, estruturas de de aprendizagem.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta! Aproveitando a tua postagem, pergunto que conceito(s) analisado(s) no texto estudado nos ajuda(m) a entender o sentido que Maturana dá para a aprendizagem? Abraços