quinta-feira, 17 de setembro de 2009

REFLETINDO SOBRE OS FÓRUNS


Quando iniciamos nossos estudos no PEAD e começamos a construir nossas aprendizagens, pairava, em mim uma dúvida: como iremos enriquecer nossa formação sem a interação presencial, sem as trocas de experiência, afeto, coleguismo e companheirismo, conhecimentos e aprendizagens, posto que a mesma é fundamental para nosso crescimento individual e coletivo da formação, necessários a uma graduação de qualidade?
Eu ainda não vislumbrara a proposta de interacionista da educação a distância, que era meta desta instituição: vencer a distância com a presença significativa, síncrona ou assíncrona.
Atualmente, tendo vencido seis semestres de estudos tenho outra visão de estudos a distância, assim como, de sócio-interacionismo, enquanto proposta de ensino e aprendizagem. Constato a riqueza de nossos fóruns, as reflexões e aprendizagens de cada um e a caminhada percorrida por todos, neste grande exercício de construir e re-construir a si mesmo, provocada pelas interações e propostas de ensino.
Ao ler o texto “Aprender com os outros” de autoria da professora Luciane Corte Real, vislumbrei o nosso curso e a proposta do PEAD, claramente delineada: aprendizagem fundamentada, segundo Piaget e a descrição da professora, nas “relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer.” (Real, 2007,p.1)

“O encontro com este outro só poderá se dar a partir da estrutura cognitiva (que, de início, é reflexa) de cada um dos envolvidos no processo, necessitando de um longo processo de descentração de cada um dos participantes para a distinção dessa alteridade.” (Real, 2007, p.1)

Foi o que aconteceu conosco, inicialmente nos fóruns e interações: estávamos centrados em nós mesmos, no que havíamos acumulado, enquanto bagagem de vida, com medo de desconstruirmos algumas certezas transitórias e com muitas dúvidas relativas. Atualmente, percebo que já realizamos o processo de descentração, relativamente e buscamos valorizar as trocas, intervenções e contribuições entre nós, como forma de crescimento mútuo e coletivo, na formação. ISTO SIGNIFICA CRESCIMENTO, PROGRESSOS, APRENDIZAGEM.

Nenhum comentário: