segunda-feira, 31 de maio de 2010

SOCIOINTERACIONISMO, NA PRÁTICA

As atividades projetadas para esta sétima semana caracterizam o que vem sendo a proposta de ensino implementada ao longo deste estágio: o sóciointeracionismo de Vygotsky.

Exemplificando: a construção do ALFABETO MIDIÁTICO com rótulos, embalagens, palavras e figuras pelos alunos explora as vivências culturais de letramento que cada aluno já conhece e traz consigo como bagagem. Tais informações são produto de interações anteriores e servirão como referenciais para a construção de novos mecanismo de leitura e escrita, promovidos, no dia a dia da turma.

O jogo privilegia a participação e interação dentro de regras e do tema proposto de forma lúdica desenvolvendo autoria, autonomia, recriações e transformações internas e externas, individuais e coletivas.

Cabe ao professor ser o mediador deste processo, promovendo tais interações e enriquecendo-as, também pelo uso meio de mídias na educação, como foi proporcionado através dos três clipes que apresentavam o alfabeto de maneira visual, musical e lúdica, propondo a busca de referenciais concretos para cada letra do alfabeto.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Para Vygotsky, a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. Segundo o psicólogo, a criança nasce dotada apenas de funções psicológicas elementares, como os reflexos e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos. Com o aprendizado cultural, no entanto, parte destas funções básicas transforma-se em funções psicológicas superiores, como a consciência, o planejamento e a deliberação, características exclusivas do homem. Isso não significa que o indivíduo seja como o espelho, apenas refletindo o que aprende. As informações intermediadas são reelaboradas numa espécie de linguagem interna. É isso que caracterizará a individualidade. Por isso a linguagem é duplamente importante para Vygotsky. Além de ser o principal instrumento de mediação do conhecimento entre os seres humanos, ela tem relação direta com o próprio desenvolvimento psicológico. Nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores.

Aprender é um processo constante e contínuo. A arte, o jogo, os desafios, a poesia, as regras e os conteúdos são parte de um todo, onde juntamente com a recriação, as transformações, e a autoria em todas as áreas, causam o crescimento de cada um.
http://escolainter.mmvia.com/index.php?option=com_content&task=view&id=39&Itemid=50

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida!

Muito interessante sua postagem, deixo um pensamento para reflexão.
Abraços

"Temos a missão, enquanto educadores, de mostrar que aprender pode ser gostoso por que eles, nossos educandos, não deixam dúvidas quando solicitam por meio de atitudes, expressões não verbais ou verbais, que aprender tem que ser gostoso..." (Maria Augusta Sanches Rossini)