quinta-feira, 10 de julho de 2008

CICLOS DA NATUREZA: NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO

A relação de equilíbrio apresentada no vídeo, entre os seus habitantes e a ocupação do espaço pelos mesmos, é diretamente proporcional à postura individual e coletivo do grupo. Enquanto cada integrante do grupo assumia uma postura e posicionamento coletivo havia equilíbrio para todos desfrutarem do espaço. Porém quando cada membro passou buscar e satisfazer apenas seus interesses e necessidades pessoais, disputando privilégios entre si, o equilíbrio que já era delicado de ser mantido se tornou inviável.

Quando as ações e interesses individuais ou de uma minoria, prevalecem aos interesses coletivos, isto é, quando os interesses econômicos, políticos ou sociais de uma minoria são colocados acima do bem comum, da coletividade, ou seja, da humanidade. O desequilíbrio do sistema também acontece quando uma maioria deixa de assumir seu posicionamento pessoal em prol do equilíbrio do sistema. Estas duas posturas se aplicam aos nossos dias quanto à situação de desequilíbrio ambiental que vivemos.

Apesar de não apresentar palavras o vídeo é muito feliz e contundente ao apresentar a realidade gritante do desequilíbrio do nosso ecossistema global. Vivemos esta realidade sem o brilho da cena virtual: furacões, tsunamis, derretimento da calota polar, secas, enchentes, variações climáticas que descaracterizam estações e reforçam conclusões de que estamos em perigo e somos responsáveis pela degradação do planeta. Como aquele último personagem em uma das extremidades estamos a contemplar o tesouro que tínhamos em mãos e que agora resta-nos sofrer as conseqüências do individualismo. Dá pra reverter o processo? Só o tempo e a história poderão dizer.Certo mesmo é que ainda podemos acelerar o processo de destruição, como auto-destruição da humanidade ou retardá-la para que nossos filhos e netos possam ter condições mínimas de sobrevivência. Uma vez que não vislumbramos ações sistemáticas governamentais e políticas de preservação, nós enquanto população ativa que divide a mesma nave-mãe precisamos fazer a nossa parte.

Nenhum comentário: