quarta-feira, 9 de julho de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A pergunta inicial para esta atividade da interdisciplina diz respeito a consideração do EU, FAMÍLIA, BAIRRO, MUNICÍPIO, ESTADO, como conteúdo, conhecimentos e organização exclusivos para se ensinar e aprender Estudos Sociais. É claro que esta afirmação trata-se de uma provocação inicial para se refletir e discutir a respeito do ensino de Estudos Sociais nas séries iniciais.
A ordenação destes enfoques surge para que a abordagem das temáticas e construções a cerca do Ensino de Estudos Sociais seja significativa e acompanhe gradualmente o desenvolvimento emocional-sócio-cognitivo dos educandos, não querendo significar com isto que o mesmo se restrinja a estes, como tópicos únicos para o trabalho a ser desenvolvido, mas graduações, digo, um nivelamento de abordagens que vais se aprofundando, ampliando, diversificando-se conforme o desenvolvimento da criança, criando condições para progredir e assimilar estruturas mais complexas a respeito do tempo e espaço e conhecimentos e conteúdos que envolvam maior capacidade abstrativa.
Sendo assim uma criança que ingressa no 1º ano do EF/9anos, por exemplo, tem condições de construir conhecimentos próximos e a partir de suas vivências EU E A FAMÍLIA, o que já não conseguiria se a abordagem inicial fosse conceitos de cidade, estado e país, por se tratarem de questões abrangentes e distantes de seu universo em construção, não atendendo a peculiaridades de seu desenvolvimento.Esta concepção de construção do conhecimento é definida com interacionista e construtivista, pois supõe “a atividade do sujeito que permite a organização interna e a adaptação ao meio.”(Piaget)
Em minha formação profissional ainda não havia sido tratado o Ensino de Estudos Sociais com tanto embasamento teórico e prático com tanta propriedade, o que aproveitei muito para desenvolver nesta interdisciplina.
Segundo os textos do livro “Estudos Sociais: teoria e prática,”o objetivo do ensino de estudos Sociais é “a construção da noção de vida em sociedade,” “compreendendo os mecanismos da organização da sociedade em que vivem em sua organização espacial e seus diferentes tempos sociais.”
Para que este objetivo seja atingido é necessário desenvolver pré-requisitos a serem construídos e re-construídos pelos alunos: “o conceito de grupo social, de organização espacial e temporal e organização das regras e normas e grupo.” “É através de uma organização de conceitos e estruturas menos complexas que se pretende encaminhar a compreensão da rede de relações de uma sociedade.” Também por isso os enfoques anteriormente mencionados ( EU, FAMÍLIA, BAIRRO, CIDADE, ESTADO) são necessários para a inserção do aluno e análise de sua realidade, explorando e interagindo com seus pares, buscando a compreensão destes mecanismos, a apropriação e construção de novos conceitos, cada vez mais complexos: tecendo redes de conhecimento e interação mais eficazes e abrangentes.
Tais redes de conhecimento serão tecidas em graduações já mencionadas acima, visando o desenvolvimento dos conceitos de GRUPOS SOCIAIS, ESPAÇO FÍSICO E SOCIAL, TEMPO FÍSICO E SOCIAL, REGRAS, NORMAS, LEIS E LEGISLAÇÃO.
Destas redes de conhecimento bem construídas ou não irão proporcionar ao educando a construção de sua leitura de mundo, sua contextualização, postura de inclusão ou não na vida sociedade (pertencimento), auto-estima, auto-crítica, questionamento e crítica social, interação ou passividade social. Daí a importância de um bom trabalho para inserção e comprometimento cidadão para o exercício da vida em sociedade.

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