quinta-feira, 10 de julho de 2008

INTRODUÇÃO DE TEMAS CIENTÍFICOS


Ao realizarem a atividade proposta desenhando a interpretação que dão a cada uma das palavras, as crianças, em sua espontaneidade, manifestam as compreensões e percepções que trazem consigo a respeito dos mais variados temas.
Não se pode ignorar ou desprezar a enorme influência que os meios de comunicação, em tempos de globalização e capitalismo, determinam nesta construção de noções e conceitos em desenvolvimento. Nossas crianças são embaladas pela mídia desde bebês, assim como, são pajeadas pelas babás eletrônicas (as televisões) durante o seu crescimento tendo ação relevante e determinante na formação de seus valores e personalidade. Por isso ao refletirmos sobre suas representações gráficas é necessário levar em conta as mensagens subliminares oferecidas, ou melhor, impostas ao subconsciente infantil, potencializada pelos apelos comerciais e desenvolvida a partir da intervenção ativa dos meios de comunicação e passiva dos responsáveis que, não atuam criticamente e terceirizam a educação dos filhos (creche, escola).

Mediante uma perspectiva contextualizada da construção do ensino de Ciências também se faz necessário uma re-leitura das significações sócio-culturais ao qual nossos alunos estão inseridos. A coleta dos saberes que trazem consigo está permeada de significações, conceitos e até preconceitos, reproduções culturais e leituras da realidade carregadas da verdade histórica que vivenciam cotidianamente. Poderemos constatar ainda maiores significações se além de desenhar oportunizarmos aos alunos que verbalizem, justificando a escolha das cenas a serem representadas. Perceberemos, então, que nossos pequenos já constroem sua leitura de mundo, meio ambiente, sociedade, política e que não são desprovidos de senso crítico, de valores e conhecimentos, mas que estão em processo de desenvolvimento para o qual nossa contribuição, enquanto professores, é fundamental para o crescimento e formação do ser consciente, crítico, humano conectado com seu tempo.
Será a partir desta sondagem e compreensão de mundo, pela ótica do aluno, que o professor irá problematizar e provocará novas construções alicerçadas aos conhecimentos e percepções já observadas por eles.

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