quarta-feira, 9 de julho de 2008

ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS

NOVAS ABORDAGENS NO ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS
Para a abordagem dos temas históricos e geográficos que envolvem o Rio Grande do Sul anteriormente aos conteúdos propriamente ditos, me preocupam os pré-requisitos que envolvem o ensino dos mesmos, ou seja, a noção de tempo e espaço que os alunos trazem consigo, pois serão a partir destas noções, presentes ou não, que irão ser propostos e alicerçados os novos conteúdos.

Para que isso ocorra é preciso trazer presente ou resgatar no aluno a sua identidade histórica, através de linha de tempo pessoal, familiar, levantamento de histórico familiar (árvore genealógica), das raças que as quais seus ascendentes pertenciam, sua origem geográfica e as relações destes com as realidades atuais. Pesquisar e provocar no aluno estas noções e construções espaço-temporais proporcionarão ao mesmo os links para estabelecer relações com fatos históricos e vivências geográficas que já possuem.

Em se tratando do nosso Estado onde nossa cultura e folclore são bastante cultuados, estes só nos aproximam de fatos históricos e geográficos que perpassam quase que naturalmente ao vivenciarmos, por exemplo, a indumentária gaúcha, as canções de exaltação a terra, os feitos heróicos farroupilhas e às regiões pelo gaúcho ocupado e desenvolvido.
Nosso folclore tão evidenciado oferece links de relação aos principais fatos históricos, geográficos, culturais e étnicos da formação do nosso povo.

Desde Tratado de Tordesilhas que destinava as terras do RS para a coroa espanhola, as missões jesuíticas, o Tratado de Madri, Os Setes Povos das Missões a construção do Forte Jesus-Maria-José, que daria origem à cidade de Rio Grande, as Charqueadas, a Revolução Farropilha, a Fundação de Porto Alegre, as imigrações todos estes fatos se inter-relacionam, assim como, podem ser referendados como pontos geográficos onde a história aconteceu e acontece ainda hoje.

As principais regiões geográficas de nosso Estado desenvolveram características próprias a partir de seu legado étnico-histórico-cultural que não pode ser omitido por sua ação determinante na construção identidade histórica do nosso povo. Por tudo isso é que nós gaúchos nos orgulhamos de nosso passado histórico, do encontro de culturas que nosso solo abriga, que se reflete nesta construção cultural de povo que se identifica como “AH, EU SOU GAÚCHO!”

Estudar o Rio Grande do Sul em seus aspectos humanos, econômicos, sociais, histórico e geográfico significa conhecer, identifica-se, construir e amar a nossa herança cultural: o ser gaúcho.

Nenhum comentário: