quarta-feira, 9 de julho de 2008

PROJETO TEMPO/ESPAÇO

As crianças trazem consigo inúmeras vivências que, desconectadas entre si, não têm seu valor e sua significação reconhecidos. Cabe ao professor evocar tais vivências do aluno re-organizando-as e re-significando-as num contexto educacional de aprendizagem, estabelecendo relações e estruturas mentais para alicerçar novas construções e aprendizagens. Assim são construídas as noções de tempo e espaço nos anos iniciais de aprendizagem.
Objetivo: Construir a noção de tempo/espaço, assim como descoberta da identidade e pertencimento a uma família, inserida no contexto de povo e nação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Segundo os textos do livro “Estudos Sociais: teoria e prática,”o objetivo do ensino de estudos Sociais é “a construção da noção de vida em sociedade,” “compreendendo os mecanismos da organização da sociedade em que vivem em sua organização espacial e seus diferentes tempos sociais.”

Para que este objetivo seja atingido é necessário desenvolver pré-requisitos a serem construídos e re-construídos pelos alunos: “o conceito de grupo social, de organização espacial e temporal e organização das regras e normas e grupo.” “É através de uma organização de conceitos e estruturas menos complexas que se pretende encaminhar a compreensão da rede de relações de uma sociedade.” Também por isso os enfoques anteriormente mencionados ( EU, FAMÍLIA, BAIRRO, CIDADE, ESTADO) são necessários para a inserção do aluno e análise de sua realidade, explorando e interagindo com seus pares, buscando a compreensão destes mecanismos, a apropriação e construção de novos conceitos, cada vez mais complexos: tecendo redes de conhecimento e interação mais eficazes e abrangentes.

Nenhum comentário: