quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ABORDAGEM DRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO-resumo

Como o quadro abaixo demonstra o teatro, no contexto escolar foi se transformando, conforme a própria educação. No começo era visto apenas como um dos vários métodos de aprendizagem de variados conteúdos e, recentemente, passou a ser considerado como disciplina com características e conhecimentos próprios. Nesta nova abordagem o aluno é visto como “ator que... constrói uma nova maneira de refletir sobre suas ações e o ambiente em que vive”. Apresentamos a seguir formas de abordagens dramática na educação.

* Método Dramático ou Play Way: utilizado como caminho para aprender as mais diversas disciplinas, fundamentado nos princípios de experiência, o fazer e a ação como base para o aprendizado;
* Teatro criativo: com base no jogo dramático apresenta a atividade teatral como disciplina dentro do currículo escolar, promovendo a liberação emocional e o autoconhecimento, utilizando a improvisação, a criatividade e a livre-expressão;
* Movimento criativo: se apóia na experiência do movimento expressivo, uma técnica de teatro-dança, na qual o movimento espontâneo da criança evolui para o teatro criativo;
* Teatro Escolar: apresentação de espetáculos escolares;
* Jogo Dramático: voltado para a subjetividade do sujeito pressupõe as relações de cada indivíduo com o seu imaginário e a sua expressividade, com o faz-de conta infantil, visando a apropriação dos mecanismos fundamentais do teatro;
* Jogos Teatrais: propõem um desafio a ser resolvido e inclui a participação entre quem improvisa e quem assiste; o aluno constrói o seu próprio saber e do grupo, num trabalho dinâmico (desenvolvido por Viola Spolin).
Fonte:FORMAS DE ABORDAGEM DRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Fuchs. Ana Carolina Muller

Nenhum comentário: