quarta-feira, 21 de novembro de 2007

PERFIL: A MÚSICA DA CIDADE

Reflita sobre a produção musical descrita por você no item A e observe se há relações entre esta e o resultado encontrado na pesquisa realizada nas lojas de CDs. Faça um pequeno comentário sobre suas observações.


Realizando a pesquisa proposta pela inderdisciplina Música e Educação, para a minha surpresa descobri que minha cidade, Gravataí, apresenta “vida musical própria” apesar da mídia. Sem algum apoio de mídia há várias manifestações e articulações musicais que brotam desta comunidade.

Há bandas marciais, corais compostos por vários segmentos da sociedade, há grupos musicais de várias características: de baile, folclóricos, religiosos, de samba, de rock, tradicionalismo, etc, construindo e movimentando a vida musical municipal.

Há, inclusive, eventos que promovem e incentivam a cultura musical da cidade: Arte na Praça, Cine-teatro Acústico, Festival do Mercosul, Festivale – promove a descoberta de novos talentos, Encontro de Bandas Marciais; Encontro de Corais, Encontro de Ternos de Reis, Sarau no Museu –evento eclético de música. Há um departamento que dentro da FUNDARC- Fundação de Arte e Cultura, congrega, promove e organiza o movimento musical em Gravataí. Tais grupos e eventos não contam com apoio ou valorização da mídia, mas encontram, em contra partida, a participação e o empreendedorismo de nossa gente, manifestando sua vocação musical.


A pesquisa nas lojas de CDs demonstra seleção que a mídia faz em função do retorno comercial, isto é, sobre a venda presumida e consumo do mercado, ignorando a riqueza cultural e musical das localidades, impondo às mesmas, valores e desvalores à sociedade, isto é, massificando e globalizando nossa cultura.

Nenhum comentário: