Formas clássicas de improvisação:
A commedia dell’arte constitui a pedagogia teatral onde os atores de teatro popular mascarados improvisam e especializam-se em determinada máscara e a desempenham por toda a sua vida.
O canovaccio era um roteiro que os atores tinha na memória, constituído de forma aberta delimitando as entradas e saídas e algumas situações básicas.
A improvisação Taviani consistia em saber muitos poemas de memória, para se poder improvisar sobre a mesma, reorganizando o conhecimento constituído.
Copeau legou a improvisação como procedimento de preparação do ator: a máscara permitia ao mesmo tempo revelar o universo interior do ator, na medida que escondia seu rosto.
O sistema Stanislaviskiano, conhecido como Psicotécnica, resumido no Método das Ações Físicas, consiste na improvisação como forma e processo de criação para o ator, capaz de traduzir em expressão física, mental e emocional, as atitudes e motivações do personagem constituindo com verdade cênica as cenas do espetáculo.
As modalidades de improvisação ou processo de composição: memorizar por imitação uma seqüência de movimentos e torná-los orgânicos, seus, executando-os sem esforço: movimentos e ações que exigem deformação do corpo e da voz; dramatizações de contos, fábulas, histórias ou imagem desenvolvendo a narrativa como linguagem teatral; o jogo dramático e o jogo teatral, já explicitados anteriormente.
Fonte:IMPROVISAÇÃO: DA ESPONTANEIDADE ROMÂNTICA AO “MOMENTO PRESENTE”, Icle. Gilberto
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