quinta-feira, 22 de novembro de 2007

AULA DE TEATRO-resumo

Segundo a autora o atual ensino da arte teatral deve buscar um enfoque mais epistemológico, ou seja, “a reflexão sobre a existência do fato teatral na sala de aula.”Isto se dará através de exercícios de improvisação, jogos teatrais, jogos dramáticos ou atividades que envolvam o uso do corpo, como consciência corporal ou movimentos expressivos, visando produzir uma outra realidade e assumir outras personalidades. Ela também destaca que, segundo Guinsburg: “a intencionalidade, texto, personagem e público são condições fundamentais para o surgimento do teatro.”

Fonte:AULA DE TEATRO É TEATRO? Machado. Cleusa Joceleia

ARGUMENTAÇÃO OU CONCLUSÃO SOBRE O APRENDIZADO:
Após a leitura e reflexão destes textos minha visão do teatro na escola modificou-se. Conforme a formação que recebi a respeito do teatro, durante o curso magistério, este seria mais uma estratégia de ensino do que uma prática capaz de gerar reflexão e construir autonomia. Esta outra abordagem do teatro na escola, epistemológica, diz respeito à construção da identidade do aluno, a partir da reflexão que os exercícios e atividades teatrais propõem sobre o ser humano, suas vivências, contexto, valores e identidade social. Talvez não seja este o objetivo principal da disciplina, mas antevejo que o teatro resgataria o vazio educacional que a filosofia deixou nas mentes em formações destas últimas gerações. Isto me encantou e impulsionará a implementá-lo regularmente em minha prática.

Estas leituras motivaram a transformação da minha práxis que não adotava sistematicamente o teatro, enquanto disciplina, mas com os subsídios de improvisação, as formas de abordagem dramática na escola e os fundamentos do teatro, já dá para ousar e implementar.

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