segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A MÚSICA EM MINHA VIDA

Faça uma reflexão e escreva aproximadamente uma página, articulando o texto “De quem é a música?” às atividades vivenciadas na aula presencial. Reflita sobre a música na sua vida, uma retrospectiva. Pense em momentos em que a música se fé presente e em fatos que até hoje fazem parte das suas memórias musicais com a família, os amigos, a escola ou até suas descobertas mais individuais, como, por exemplo, suas preferências.
A MÚSICA EM MINHA VIDA-parteII

Faço parte, graças a Deus, de uma família com ascendência musical. Pesquisando a genealogia familiar descobri em minha bisavó paterna, Carlota Raquel, era uma índia retirada de sua tribo por meu bisavô, português. Ela e minha bisavó materna, Margarida, se encontravam aos domingos para animar as “DOMINGUEIRAS”, que eram bailes ao domingos, onde faziam dueto de violas (bem incomum para a época, já que mulheres não tinham espaço social para este exercício).

Da união desta índia com o bisavô Tito Olívio nasceram meu avô e seus 17 irmãos, cada qual com seu dom musical. Entre cantores e instrumentistas desta primeira geração, todos desenvolveram seu dom informalmente, no interior gaúcho.

Na segunda geração nasceram minha mãe e seus 5 irmãos, que também exerceram sua herança musical e como! Comigo, meu primos e primas há cantores, instrumentistas, compositores e dançarinos, mesmo que não convivamos diariamente, a saga continua: esta é a terceira geração.

A quarta geração já vem vindo aí:os filhos de um de meus primos formam um grupo musical: Tche Vanera, com idades entre 5 e 12 anos; outros fazem parte invernada mirim (5 anos)e assim por diante.

Costumamos dizer que nesta família “quem não toca, canta, quem não toca, nem canta, dança, mas a música tem que continuar”.

Nos encontros de família música e muita comida embalam o nosso conviver.

E com não dá pra viver sem música nesta família eu mesma faço parte de um grupo musical católico, RENOVAÇÃO, que anima as celebrações litúrgicas aos finais de semana.

Com meus alunos costumo fazer uso de musicas folclóricas, poesias, hinos, músicas com gestos, coreografias e dramatizações de letras, assim como a valorização de suas musicas preferidas e da dança livre.

Refletindo sobre a música em minha vida e na vida das pessoas em geral, penso que Deus nos deu este dom e à todos as pessoas, pra tocarmos no mais profundo da alma humana, trazendo a tona a essência do ser humano:o amor, paz, felicidade, a sensibilidade para com o outro, a harmonia, o respeito, a disciplina, a espiritualidade, o divertimento a cultura e o folclore, enfim, aquilo que há de grandioso nas virtudes humanas.

Com minhas turmas aproveito toda a oportunidade de inserir música no contexto da aprendizagem. Através de canto, dança, gestos, dramatização e encenações de poesias,a aprendizagem flui harmoniosamente com suavidade, sensibilidade, alegria e prazer.

Nenhum comentário: