quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CULTURA VISUAL: REPRESENTAÇÃO DE FAMÍLIA

Agora analise as imagens e descreva as suas observações, utilizando os números que as acompanham como referência para os registros desse trabalho: Quais são as relações existentes em cada imagem com as questões de etnia, gênero e classe social na representação do tema família?

1.O autor da obra faz questão de representar com formas largas o sucesso, a riqueza e o predomínio da raça branca e da família tradicional na sociedade que ele quer retratar. Nesta imagem a representação da família tradicional está baseada na classe econômica alta, assim como, na etnia branca que predomina em alguns continentes perpetuando os seus valores e desvalores.

2.Na segunda imagem a representação se dá através do artesanato em argila referendando através de sua arte uma família de retirantes. Estes, como se pode observar são numerosos, caracterizam a realidade nordestina da família: descendentes da miscigenação de raças, apresentam a realidade de uma população pobre, que busca longe de sua terra natal o sustento necessário para sua sobrevivência. O artesanato em argila também é uma característica daquela região brasileira que o produz também como forma se sobrevivência.

3.A imagem apresenta a caracteização da família tradicional, de classe média, idealizada pela mídia, como modelo de felicidade à sociedade multi-cultural e pluri-racial como a nossa.


Em relação ao conjunto apresentado:Há diferenças entre as imagens? E quais são as semelhanças entre elas?


Apesar de todas estas imagens tratarem sobre o mesmo tema, a família, estas retratam realidades sócio-econômicas diferentes, assim como, características raciais e culturais diferenciadas. Enquanto a imagem 1 apresenta a realidade de países ricos, baseados na educação para o sucesso, desenvolvidos nos países ditos “primeiro mundo”, a imagem 2 caracteriza a luta pela sobrevivência, onde o acesso a educação significa quase um privilégio, frente à fome e misérias enfrentados.A semelhança entre estas figuras está no tema que cada uma representa: a família convencionalmente formada, isto é, a caracterização de cada família em sua cultura representada tradicionalmente.


Essas imagens refletem as representações de nossas famílias e das famílias dos nossos alunos? Justifique.


Como as imagens demonstram a caracterização da família tradicionalmente constituída, estas nem sempre correspondem a realidade das famílias de nossos alunos. Em pesquisa recente, do semestre anterior, onde em pesquisa de campo construímos o perfil dos alunos e de suas famílias, configurou-se o quadro de 50% dos alunos convivendo com pai, mãe e irmãos e 50% das famílias apresentavam uma constituição diferenciada: mãe e filhos; avó, netos e filhos; a presença de madrastas e padrastos resultados de outras uniões é bastante comum, assim como, famílias sendo administradas somente pelas mães e avós. A partir destes percentuais percebe-se que a tradicional formação familiar não é uma constante, mas varia de constituição, questionando os conceitos tradicionais.


Que outras representações de famílias atuais poderiam estar representadas neste conjunto?
As famílias das minorias étnicas teriam a mesma formação? Poderiam constar nestas representações as famílias indígenas
e o seu conceito bem amplificado de família, assim como as famílias atuais com segundas e terceiras uniões resultando numa constituição e definição, nada tradicional.

Pense em algumas propostas que poderiam ser realizadas com seus alunos utilizando-se, para tanto, das imagens que fazem parte do cotidiano deles.

a)pesquisar em livros, jornais, revistas, panfretos, propagandas figuras que demonstrem a formação familiar, compondo com estas uma construção artística utilizando materiais variados: giz de cera, canetinhas, gliter, argila, areia, papéis picados, recorte e montagem das mesmas, etc.
b) analisar as obras criadas refletindo sobre suas formações, contrapondo-as com as suas formações familiares: as famílias retratadas e as suas têm a mesma constituição: pai, mãe e filhos? Como é constituída sua família? Que funções e papéis têm os membros desta?
c)retrate a sua família de forma criativa, demonstrando os papéis e funções dos seus membros;
d)relatório oral e escrito da obra construída;
e)debate: a constituição familiar é a mesma em todas as famílias? Porquê? Que outras temáticas estão implícitas na
constituição familiar: econômica, social, sexual, pré-conceitos, etnias,etc.

Nenhum comentário: