quinta-feira, 22 de novembro de 2007

PROJETO: TEATRO NA ESCOLA

Público Alvo: Turma 123, compreendida de 23 alunos, entre 6 e 9 anos.
Justificativa: Sendo a linguagem teatral uma das expressões da arte contemporânea não explorada, este projeto ousa proporcionar o desenvolvimento desta habilidade.
Objetivo geral: Despertar ludicamente para o uso linguagem teatral;.
Objetivos específicos:
Desenvolver imaginação e criatividade...
Participar de músicas com gestual...
Participar de pequenas jograis...
Construir pequenas encenações com diferentes materiais...
Participar de exercícios de teatro...

Atividades:
Jogos imitativos (animais); mímica; imitação familiar, escolar;
Dramatizar música com gestos criando pequenas coreografias;
Dramatização de sentimentos existentes em poesia, música, piada, em interjeições e na pontuação em textos variados;
Leitura de textos, poesias, história em quadrinhos, piadas, histórias variadas envolvendo a encenação dos sentimentos;
Improvisação de teatro:encenar a rotina familiar, a escola, o recreio; papéis familiares: o pai, a mãe, a professora; personagens de destaque;

Teatro com dedos, palitos, fantoches, desenhos animados, massinha de modelar, bonecos e pano, crianças;

Vamos brincar de teatro?Jogos Imitativos: Imitando Animais

A proposta foi aceita prontamente. Cada aluno deveria imitar um animal, com ou sem seu som característico, mas envolvendo no gestual todo o corpo. O grupo de alunos deveria descobrir que bicho era aquele, comentando-o.

Como percebemos nas fotos, até os alunos mais tímidos quiseram participar e repetidas vezes. No final cada um deveria escolher um dos animais e imitá-lo para a foto.


Esta atividade desenvolveu prazer e alegria de participar: muitas risadas, solicitações “um de cada vez”, pois todos queriam participar ao mesmo tempo. Também venceu o medo e a timidez de alguns alunos em exporem-se ao grupo de colegas.

Percebi também a riqueza de conhecimentos e detalhes que alguns alunos apresentam sobre animais. Foram encenados aranha, formiga, dinossauro, hipopótamo, golfinho, minhoca, cobra, raposa, águia, jacaré, esquilo, canguru, onça, leão, lesma, gorila, estrela do mar, esponja, caranguejo, periquito, borboleta e somente por último cachorro, gato, pato, galo, coelho, sapo, passarinho, etc.

Encerrando o trabalho restou a proposta dos alunos: Vamos brincar de novo?

A professora sugeriu: -Que tal, da próxima vez imitarmos coisas, mas sem vida?
A brincadeira vai continuar.

Cronograma de realização: De16/10 até 20/12/07.

Culminância: Encenação de Natal

Avaliação: Será considerado satisfatório se 70% dos alunos se envolverem e participarem ativamente das atividades propostas.

Nenhum comentário: